header top bar

section content

Maternidade do Sertão recebe equipamentos para tratamentos de crianças com microcefalia

A fisioterapia é indicada e pode ajudar no desenvolvimento físico e mental da criança

Por Diário do Sertão

31/05/2016 às 14h45

A maternidade de Patos fechou uma parceria com a FIP

Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo, é diagnosticada no inicio da vida.

Toda criança que nasce com microcefalia necessita passar por uma série de consultas e exames médicos. A rotina de cuidados do bebê começa já nos primeiros dias de vida. É necessário um serviço de ambulatório com uma equipe multidisciplinar, formada por pediatras, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

Diante da demanda na cidade de Patos e região, as FIP fecharam uma parceria com a maternidade Dr. Peregrino Filho, na criação de um ambulatório, com o intuito de desenvolver da melhor forma, um atendimento criterioso para esses pacientes. Foram doados equipamentos, e em contrapartida os alunos de Fisioterapia irão atuar nesse setor.

“A partir desse ambulatório, as crianças passam a ter uma qualidade de vida melhor, com os equipamentos doados pelas FIP, os pacientes receberam estimulação visual, tato e olfativa”, afirma a diretora assistencial da maternidade, Luciana Maia.

A fisioterapia é indicada e pode ajudar no desenvolvimento físico e mental e por isso quanto mais estímulo a criança tiver, melhores serão os resultados, exercendo também um papel fundamental nas habilidades cognitivas, de linguagem, sensoriais dentre outras.

O ambulatório irá funcionar nas terças e quintas, e foi montada uma estrutura para atender uma demanda que já existe, no entanto, dependendo do aparecimento de novos casos, o setor será ampliado e adequado para o número de crianças diagnosticadas.

ASCOM – FIP

Recomendado pelo Google: