header top bar

section content

Hospital Arlinda Marques cumpre meta de realizar 72 cirurgias cardíacas em crianças em 2016

Hospital Arlinda Marques cumpre meta de realizar 72 cirurgias cardíacas em crianças em 2016

Por Diário do Sertão

15/10/2016 às 13h38

Hospital Arlinda Marques cumpre meta de realizar 72 cirurgias

O Complexo de Pediatria Arlinda Marques está comemorando o cumprimento antecipado da meta de realizar 72 cirurgias cardíacas infantis, durante todo o ano de 2016. Por isso, nessa sexta-feira (14) à tarde, no próprio Complexo, a ONG Círculo do Coração fez a entrega de certificados com o título “Amigo do Coração” a enfermeiros que integram a Rede de Cardiologia Pediátrica, que, desde 2011, vem proporcionando atendimento a crianças cardiopatas, em todo estado. O evento contou com a presença da secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath; da presidente do Círculo do Coração, Sandra Mattos; da deputada estadual Estela Bezerra; dos procuradores da República, José Godoy e José Guilherme Ferraz; da direção do Complexo; funcionários; pacientes e familiares.

Entre as 72 crianças beneficiadas, está Ana Maria Rufino dos Santos, de três anos, a estrela da festa. Saltitante, alegre, falando com todo mundo, encantou a todos. Tudo isso só foi possível graças à cirurgia. Ela tinha dois problemas no coração que foram descobertos ainda no pré-natal. Nasceu no Hospital Edson Ramalho, onde já começou a ser atendida pelas equipes da Rede, e em abril deste ano fez a cirurgia. “Sem o trabalho destes profissionais, talvez minha filha nem estivesse mais entre nós. As equipes não desistiram dela por nenhum segundo. Agradeço muito a atenção e o cuidado de todos”, disse a mãe de Ana, Jailma Lourenço Rufino.

“Estas 72 cirurgias são histórias de vida que só quem consegue avaliar é a família. E isso tudo que está ocorrendo é o retorno que o universo concede a quem trabalha pelo bem, pois é o que fazemos o tempo todo: oferecer assistência de qualidade e humanizada a quem passa por sofrimento. Por isso, a palavra que define o sentimento que estamos compactuando agora é gratidão”, falou Roberta Abath.

Para Sandra Mattos, o maior retorno do trabalho é ver a satisfação dos pacientes e familiares. “Ana estar hoje aqui conosco, brincando, pulando é um exemplo disso. A família tem que se sentir segura e é isso que fazemos de tudo para proporcionar para elas”, falou. Ela explicou que a entrega dos certificados aos enfermeiros foi uma forma de reconhecimento a profissionais dedicados com a causa.

“A assistência mais próxima a estas crianças é dada pelos enfermeiros, que, muitas vezes, não recebem o reconhecimento merecido. Por isso, ficamos gratos por esta homenagem, ao mesmo tempo que agradecemos por fazer parte deste projeto tão grandioso. A nossa maior recompensa é ver o rostinho delas sempre que ficam curadas”, declarou a coordenadora de enfermagem da unidade coronariana, Adriana Haydée.

“Com esta homenagem aos enfermeiros, estamos contemplando toda a equipe que compõe a Rede e dizendo a todos que reconhecemos os esforços de cada um, tanto na assistência como no processo de formação continuada”, enfatizou o diretor geral do Arlinda, Cláudio Régis.

A deputada Estela Bezerra falou da satisfação de estar compartilhando do momento: “Me alegro muito por estar compartilhando com esta ação que é uma verdadeira revolução na saúde pública do nosso estado”.

Secom

Recomendado pelo Google: