header top bar

section content

Conheça o vírus mayaro: a nova ameaça do mosquito Aedes aegypti

O vírus pode estar se espalhando pelo Brasil

Por Campelo Sousa

09/11/2016 às 11h06

Aedes aegypti (Foto: James Gathany/PHILL, CDC/VEJA)

Depois da dengue, do zika vírus e do chikungunya, uma possível nova epidemia já preocupa cientistas e epidemiologistas de todo o mundo: trata-se do vírus mayaro.

Após a descoberta de um caso de febre hemorrágica em um menino de oito anos na zona rural do Haiti, pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, anunciaram ter encontrado no país caribenho um caso inédito da doença – cujas características são muito similares as da chikungunya.

Ainda que o vírus não seja totalmente desconhecido – foi detectado pela primeira vez em 1954, em Trinidad e Tobago –, até agora só se sabia de surtos isolados na selva amazônica e em outras partes da América do Sul, como Brasil e Venezuela. Acredita-se que o grande problema seja pelo fato de que este vírus possivelmente tenha se adaptado. Antes era transmitido apenas por mosquitos vetores silvestres e agora, aparentemente, pode ser transmitido por mosquitos vetores urbanos que já estão espalhados pelo mundo, como o Aedes aegypti, principalmente, e o Aedes albopictus. Se isso se confirmar, há muitas razões para a preocupação, uma vez que o Aedes está fortemente presente em todo o território brasileiro.

Veja

Recomendado pelo Google: