header top bar

section content

GRAVE: Cajazeiras tem mais de 20 casos de tuberculose e mais de 40 de hanseníase

Segundo o jornal, a informação repassada pelo coordenador das doenças, da Secretaria Municipal de Saúde, o enfermeiro João Matias.

Por Diário do Sertão

14/11/2016 às 11h45 • atualizado em 14/11/2016 às 11h49

Casos de tuberculose em Cajazeiras.

O município de Cajazeiras tem oficialmente 24 casos de tuberculose e 44 de hanseníase em tratamento. A informação foi do Jornal Gazeta do Alto Piranhas dessa semana.

+ Sobe para quatro presidiários de Cajazeiras com tuberculose; Direção anuncia prevenção

Segundo o jornal, a informação repassada pelo coordenador das doenças, da Secretaria Municipal de Saúde, o enfermeiro João Matias.

O jornal denuncia que Cajazeiras sempre apareceu nas primeiras colocações no estado em relação ao número de casos dessas duas doenças.

Segundo o coordenador, para começar a mudar a realidade a secretaria começou a fazer um trabalho forte fazendo buscativa e acompanhamento dos casos diagnosticados, pois uma das principais dificuldades para o tratamento é o abandono por parte do paciente.

A reportagem do Diário do Sertão tentou ouvir nesta segunda-feira (14), Henry Witchael, secretário da saúde, porém, sem êxito. No entanto deixamos o espaço, caso a Secretaria deseje se pronunciar sobre o assunto.

Tuberculose
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável. Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.

Hanseníase
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no en­tanto, poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: