header top bar

section content

Hemonúcleo de Cajazeiras aproveita clima natalino para atrair mais doadores de sangue – Vídeo

Doações diminuem no fim do ano por causa das férias e do consumo de álcool

Por Jocivan Pinheiro

02/12/2016 às 14h29 • atualizado em 02/12/2016 às 21h08

Apesar de estar com o estoque preenchido, o Hemonúcleo de Cajazeiras já começa a realizar campanhas para atrair mais doadores de sangue no final do ano, aproveitando o clima natalino que aumenta o sentimento de solidariedade nas pessoas.

Nuarah Cardoso, diretora do Hemonúcleo

Nuarah Cardoso, diretora do Hemonúcleo

De acordo com a diretora do Hemonúcleo, Nuarah Cardoso, as campanhas são importantes porque alguns fatores típicos do período de festas natalinas e de ano novo ocasionam diminuição do número de doações, como por exemplo as viagens de férias e o aumento do consumo de álcool. Enquanto isso, o número de acidentes geralmente cresce, exigindo dos hospitais uma demanda de sangue maior.

VEJA TAMBÉM: Alunos de Direito da FAFIC fazem campanha para doação de sangue em Cajazeiras

Para doar sangue é preciso atender a alguns requisitos básicos, entre eles ter entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); apresentar documento original com foto recente emitido por órgão oficial; não ter ingerido bebida alcoólica com 12 horas de antecedência à doação; não ter feito tatuagem e/ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.

Após passar por todas essas avaliações, o repórter da TV Diário do Sertão, José Dias Neto, exerceu sua solidariedade e passou por uma sessão de doação no Hemonúcleo de Cajazeiras (assista no vídeo acima).

– Vai ser um dezembro tranquilo. Nossos estoques estão abastecidos com todo os tipos de sangue, então é com muita alegria que a gente pode dar essa notícia – comemora a diretora.

hemonucleo-cajazeiras-2

hemonucleo-cajazeiras-4

Repórter da TV Diário do Sertão também doou sangue

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: