header top bar

section content

AIDS em CZ preocupa médico, que propõe um plano coletivo ao novo governo – VÍDEO

Segundo o ginecologista Oscar Sobral, o Brasil está indo na contramão dos outros países que têm programas de combate à AIDS

Por Jocivan Pinheiro

02/12/2016 às 18h01 • atualizado em 02/12/2016 às 18h03

O número de casos de AIDS em Cajazeiras e outros municípios da região ainda preocupa o médico ginecologista Oscar Sobral, um dos profissionais que mais realizam trabalhos voltados para a prevenção dessa e de outras doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo ele, o Brasil está indo na contramão dos outros países que têm programas de combate à AIDS. Enquanto estes apresentam redução nos índices desde 1981, quando houve uma epidemia global, o Brasil mantém-se estável ou apresenta aumento.

Dr. Oscar Sobral

Dr. Oscar Sobral

Para Oscar Sobral, as autoridades de saúde brasileiras agem conforme a doença que ‘está na moda’ e não se preocupam com programas de combate contínuos. Ele acredita que um dos motivos pelos quais o país não apresenta redução dos casos de AIDS é o fato de a doença não estar mais em evidência como antes.

– No Brasil nós não temos um plano inteligente de combate às epidemias, ou seja, as autoridades de saúde vivem ao sabor da imprensa. Precisamos de uma política de saúde mais eficaz. Precisamos de uma campanha mais ostensiva contra a AIDS. Ela está aí. Nós temos casos de AIDS em Cajazeiras e na região, não podemos esquecer – alerta o médico.

Dr. Oscar propõe que o teste rápido de HIV seja mais acessível, estando à disposição da população nos PSF’s e outras unidades de saúde, e que haja distribuição de preservativos em larga escala, inclusive nas escolas.

– Se a comunidade tem um acesso maior a esses exames, certamente haveria uma tendência maior de tratamento mais rápido, prevenção e estatística. O Brasil é péssimo em estatísticas – ressalta.

Já no âmbito do município, ele lança a ideia de que o secretariado do novo governo que começa em janeiro faça um plano de combate a epidemias ostensivo e constante.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: