header top bar

section content

Governo e Sesc levam serviços de saúde para mulheres na Paraíba

Os exames serão realizados na Unidade Móvel para Saúde da Mulher. No local, as mulheres também são orientadas sobre o câncer de mama e de colo de útero.

Por Priscila Belmont

07/12/2016 às 16h27

Saúde capacita profissionais sobre tratamento de tabagismo pelo SUS (Foto Ilustrativa)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), e o Sesc estão oferecendo durante os meses de dezembro e janeiro atendimento às mulheres no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, com exames de mamografia e citologia.

A equipe iniciou o agendamento, que está sendo realizado das 7h às 10h30 e no período da tarde das 12h às 15h30. Os exames serão realizados na Unidade Móvel para Saúde da Mulher. No local, as mulheres também são orientadas sobre o câncer de mama e de colo de útero.

Parceria importante – A gerente regional do Sesc Paraíba, Mônica Barros, destacou a importância da parceria com a Sedh, que tem o objetivo de alertar mulheres sobre os riscos da doença.

“A Unidade Móvel Saúde Mulher é uma contribuição importante para a redução da elevada incidência do câncer de mama e de colo de útero na Paraíba. Através destes atendimentos, as mulheres têm consciência que o câncer pode matar, mas com um diagnóstico precoce existe a possibilidade de vencê-lo. O presidente do Sesc tem esse projeto como exemplo para a área de saúde para que as pessoas possam se sensibilizar e realizar atendimentos semelhantes, porque se todos nos juntarmos com certeza venceremos este mal feminino”, ressaltou.

A gerente de assistência social da Sedh, Patrícia Oliveira, destaca que a parceria com o Sesc visa atender, principalmente, a demanda de mulheres que frequentam os Centros Sociais Urbanos (CSUs), inclusive, as idosas que não fazem exames com freqüência.

Faixa etária – O exame de mamografia é oferecido para as mulheres na faixa etária dos 50 a 69 anos. O citológico é realizado a partir dos 25 anos. Após a realização, a paciente é orientada a procurar um médico e levar o exame para o acompanhamento.

Documentos – Para o agendamento é necessário que a mulher leve a seguinte documentação: identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Secom

Recomendado pelo Google: