header top bar

section content

Famílias de assentados em CZ realizam feira livre com produtos sem agrotóxico – VÍDEO!

Na feira é possível encontrar diversos produtos orgânicos cultivados sem utilização de agrotóxicos, fertilizantes ou hormônios sintéticos

Por Jocivan Pinheiro

03/03/2017 às 14h39 • atualizado em 03/03/2017 às 14h47

Desde o início de fevereiro deste ano acontece na Praça Cristiano Cartaxo, no Centro, a Feira Agroecológica de Cajazeiras. A iniciativa é do Instituto Frei Beda de Desenvolvimento Social (IFBDS) e da Rede de Cultivos Agroecológicos e Projeto ECOFORTE, em parceria com a CPT e a NAESP/IFPB.

Na feira é possível encontrar diversos produtos orgânicos, ou seja, cultivados sem utilização de agrotóxicos e fertilizantes ou, ainda, hormônios sintéticos. Assim, eles oferecem mais saúde para as pessoas que os consomem.

– Ao passar das semanas a gente está vendo que está aumentando a procura. Se não chegar cedo não tem o produto, porque o pessoal já leva tudo. Cinco horas da manhã já está todo mundo aqui esperando, e a venda é extraordinária – comemora a produtora rural Lúcia Cartaxo.

Na feira é possível encontrar produtos orgânicos e artesanato

Banana, coentro, batata doce, jerimum, ovo, galinha de capoeira, feijão, coco, doces, artesanato, entre muitos outros, são alguns dos produtos comercializados na feira, que tem início a partir das 5h da manhã todas as sextas-feiras.

– De tudo nós temos um pouco. Somos cinco assentamentos e um acampamento, e todo mundo que está aqui na feira está muito feliz porque está levando pra casa um trocadinho para fazer a feira da semana – ressalta a produtora.

Lúcia Cartaxo é uma das assentadas que vende produtos na feira

Os produtos cultivados nos assentamentos Santo Antônio, Frei Beda, Valdecy Santiago, Santa Cecília, Edivaldo Sebastião e no acampamento Novo Horizonte são comercializados na Feira Agroecológica. A população que vive em Cajazeiras agora conta com uma feira semanal que comercializa alimentos produzidos de maneira agroecológica por famílias camponesas da região.

– A gente está incentivando nas nossas comunidades aumentar, que todo mundo vá produzir porque tem espaço para vender. Não estamos vendendo ao atravessador, estamos vendendo direto ao consumidor, então isso está chamando muita atenção e muita gente está aderindo. Futuramente vai ser um sucesso a nossa feira – projeta dona Lúcia.

Feira Agroecológica de Cajazeiras

.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: