header top bar

section content

Saúde promove Manejo Clínico de Arboviroses para todas as macrorregiões

Na manhã da sexta-feira (10), foi a vez dos profissionais dos 40 municípios da 8ª, 9ª e 10ª GRS, no Centro de Treinamento, em Sousa.

Por Priscila Belmont

10/03/2017 às 17h06

SES, realiza, desde fevereiro de 2017, o Manejo Clínico para Dengue, Zika e Chikungunya.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, desde fevereiro de 2017, o Manejo Clínico para Dengue, Zika e Chikungunya, buscando qualificar e atualizar os profissionais da Rede de Atenção à Saúde de toda a Paraíba. As qualificações são voltadas para profissionais médicos (clínicos e infectologistas) dos serviços hospitalares públicos e privados, e têm por objetivo tornar esses profissionais multiplicadores dos conhecimentos em seus respectivos municípios.

No mês de março o público-alvo foi ampliado para profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e coordenadores de vigilância epidemiológica) dos municípios paraibanos que atuam na Atenção à Saúde, como também os profissionais da Rede Hospitalar de todas as macrorregiões que não puderam comparecer a primeira qualificação. “Os eventos foram organizados por Macrorregiões de Saúde, buscando assim facilitar a adesão dos profissionais”, disse a gerente do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas, Anna Stella Pachá.

Na última quinta-feira (9), a qualificação foi realizada para os 56 municípios da 6ª, 7ª e 11ª Gerência Regional de Saúde (GRS), no auditório do SEBRAE, em Patos. Na manhã da sexta-feira (10), foi a vez dos profissionais dos 40 municípios da 8ª, 9ª e 10ª GRS, no Centro de Treinamento, em Sousa.

Na segunda-feira (13), o Manejo Clínico será realizado das 8h ao meio-dia, no auditório do Centro de Ciências da Saúde de Fonoaudiologia /Terapia Ocupacional, na UFPB, em João Pessoa, para profissionais dos 64 municípios da 1ª, 2ª e 12ª GRS.

Para encerrar as atividades, durante todo o dia 20 de março a equipe da SES estará reunida com profissionais dos 70 municípios da 3ª macro, no auditório do Hospital de Trauma de Campina Grande. “Estaremos abordando a situação epidemiológica para os três agravos no Estado da Paraíba, com orientações sobre o fluxo laboratorial de amostras clínicas, seguindo das especificidades da dengue, chikungunya e zika vírus, com ênfase no manejo clínico do paciente de acordo com os Protocolos do Ministério da Saúde”, explicou Anna Stella.

Secom

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Sara Sheyla e Nelson Dantas – 21072017

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria Calado na Tv recebe Banda a ‘Forró du Ribuliço’ da cidade de São José de Piranhas

INTERVIEW

Interview: Poeta repentista fala sobre dificuldades e lamenta falta de apoio

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Assista a estréia do programa Em Continência ao Senhor Jesus