header top bar

section content

Efeitos bons do sexo podem durar por dois dias e mantêm o relacionamento firme

Estudo revela que o sentimento de bem-estar que o sexo traz está ligado à satisfação com o relacionamento e pode durar até 48 horas

Por Campelo Sousa

12/04/2017 às 09h51

Efeitos do sexo refletem na satisfação com o relacionamento, aponta estudo (Foto: shutterstock)

De acordo com pesquisadores da Universidade da Flórida, além de induzir a produção de oxitocina – um dos hormônios relacionados à sensação de bem-estar – o sexo também faz com que a pessoa fique “de bem com a vida” por dois dias após a relação. Quer mais um bom motivo para transar constantemente? Tais efeitos estão ligados à qualidade dos relacionamentos.

O estudo em questão pediu que 214 casais que uniram-se matrimonialmente há pouco tempo fizessem um diário dos próprios hábitos sexuais durante duas semanas. Todos os dias, eles precisavam anotar caso tivessem feito sexo e, separadamente, classificavam em uma escala de um a sete o quão satisfeitos estavam com a vida sexual, com o parceiro e com o casamento. A maior parte dos participantes fez sexo quatro vezes durante os 14 dias de estudo, mas os efeitos satisfatórios das relações duraram muito mais.

Após fazer sexo, as pessoas consultadas pela pesquisa tendiam a sentir-se tão satisfeitas nos próximos dois dias quanto no momento da relação. O mais impressionante é que a situação foi observada em todos os casos, independentemente de idade ou gênero.

Por que isso ocorre?

O levantamento também colheu dados sobre a satisfação das pessoas com seus casamentos, e, em geral, descobriu que ela declinou desde o início do estudo até um acompanhamento feito seis meses depois. O “brilho” pós- sexo que dura 48 horas no corpo, porém, foi associado com bons índices de satisfação com o matrimônio, e um declínio menor nos meses que se seguiram.

Consequentemente, os pesquisadores responsáveis pelo estudo afirmam que a chave para ter um relacionamento satisfatório e duradouro é fazer sexo regularmente e de uma forma que deixe as duas partes excitadas. “Pessoas que relataram um nível maior de satisfação 48 horas após fazer sexo também relatam níveis maiores de satisfação com o relacionamento muitos meses depois”, afirma Andrea Meltzer, pesquisadora que conduziu o estudo.

Porém, há controvérsias científicas. Outro estudo , publicado recentemente pelo “Personality and Social Psychology Bulletin”, a satisfação com o relacionamento não está exatamente ligada aos efeitos do sexo, e sim ao comportamento para o qual o sexo serve de veículo: a troca de afetividade entre os parceiros. De acordo com a pesquisa, carinho e sexo andam de mãos dadas.

IG

Tags:
Recomendado pelo Google: