header top bar

section content

Secretaria Municipal de Saúde de Poço Dantas Alerta sobre início da Campanha de Vacinação contra gripe

A meta esse ano do Ministério da Saúde é imunizar 54,2 milhões de brasileiros.

Por Priscila Belmont

17/04/2017 às 16h39

A Campanha de Vacinação contra a gripe será iniciada neste dia 18 e vai até 26 de maio.

A Secretaria de Saúde do município de Poço Dantas Jacenilda Santiago alerta a população poçodantense sobre início da Campanha de Vacinação contra a gripe no município, que será iniciada no município neste dia 18 e vai até 26 de maio a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe), sendo nesses primeiros dias imunizado gestantes e profissionais da área da saúde. A meta esse ano do Ministério da Saúde é imunizar 54,2 milhões de brasileiros.

As estatísticas de óbitos relacionadas à gripe vêm sendo alarmantes desde 2009, quando teve início a epidemia. Apenas em 2016, ano com maior incidência de casos, mais de 2,2 mil brasileiros morreram por problemas relacionados à gripe.

O risco é maior diante da proximidade da temporada de frio, quando o vírus se propaga. Por isso, o Ministério da Saúde definiu públicos prioritários para a campanha deste ano: pessoas com mais de 60 anos, as crianças de 6 meses a 4 anos, os trabalhadores da área de saúde tanto dos serviços públicos quanto dos privados, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os portadores de doenças crônica e os professores das redes pública e particular.

Esta é a primeira vez que os educadores fazem parte do grupo prioritário. A justificativa é que os professores têm contato com dezenas de alunos diariamente, o que aumenta o risco de contaminação.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), o vírus H1N1 foi responsável por cerca de 90% dos casos registrados no país. Em 2017, contudo, a maior circulação no Brasil está sendo o tipo H3N2. Tanto este quanto o H1N1 são tipos do vírus influenza. Ambos perigosos. Daí a importância de as vacinas serem tri ou quadrivalentes. Estudos mostram que a vacinação correta pode reduzir de 39% a 75% a quantidade de óbitos por complicações causadas pela gripe.

COMO SE PROTEGER

Infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, a gripe pode ser transmitida por meio da fala, tosse, espirro e até mesmo por um aperto de mãos. A medida mais eficaz para se proteger é justamente a vacinação. Contudo, algumas medidas preventivas são recomendadas, como lavar bem as mãos e evitar lugares fechados e com aglomeração de pessoas. Em caso de tosse seca, febre, dores de cabeça ou garganta, a pessoa deve procurar ajuda médica.

Assessoria

Recomendado pelo Google: