header top bar

section content

Em sessão extraordinária, Câmara de vereadores aprova municipalização e prefeito Chico Mendes reabre hospital em São José de Piranhas

O prefeito afirmou também que vai agendar uma reunião, para a próxima semana, com os prefeitos das cidades de Monte Horebe e Carrapateira

Por Luzia de Sousa

23/06/2017 às 11h06 • atualizado em 23/06/2017 às 11h18

Chico Mendes municipaliza hospital (Foto: Radar Sertanejo)

Reunidos extraordinariamente em sessão histórica na Câmara Municipal, os vereadores aprovaram, por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de lei (PL) envido pelo Executivo para a municipalização da Fundação Hospitalar de São José de Piranhas. A sessão aconteceu no fim da tarde e início da noite desta quinta-feira (22).

A partir de agora, a Fundação Hospitalar de São José de Piranhas (entidade filantrópica), fundada há 40 anos, passa a se chamar de Autarquia Hospitalar Municipal de São José de Piranhas, entidade jurídica de interesse coletivo e de utilidade pública, com autonomia gerencial, patrimonial, orçamentária e financeira, além de quadro de pessoal próprio, que integra a Administração Indireta do Município.

Durante a reunião o médico Dr. Brasileiro Chegou a se emocionar ao relembrar a trajetória de quatro décadas gerindo o hospital, muitas vezes com dificuldades, mas sempre superando todas as crises. E esse será mais um capítulo que será escrito na história daquela casa de saúde.

Participaram da reunião, além do presidente da Câmara Judivan de Lima e dos vereadores, o prefeito Chico Mendes; o vice Júnior Brasileiro; profissionais de saúde, servidores e ex-funcionários do hospital; a diretoria, representada pelo médico José Lopes Brasileiro e Genycoeli Lacerda; secretários municipais e pessoas da sociedade.

Logo em seguida, o prefeito Chico Mendes anunciou, de forma oficial, o início do funcionamento da Autarquia Hospitalar Municipal de São José de Piranhas, atendendo a população com profissionais de saúde durante o dia, com auxílio dos médicos dos PSFs, inclusive com plantão médico noturno, já a partir daquele momento. O prefeito afirmou também que vai agendar uma reunião, para a próxima semana, com os prefeitos das cidades de Monte Horebe e Carrapateira para propor uma parceria, já que esses municípios também usam os serviços de saúde do hospital. Na ocasião, ele reafirmou que a prefeitura vai reformar todos os 10 Postos de Saúde da Família e possibilitar melhores condições de trabalho e atendimento.

Ao término da sessão, todos saíram em caminhada até o hospital, onde foi declarado o funcionamento. Esse era um anseio da população desde o último ano da administração do ex-prefeito Domingos Neto.

DÁRIO DO SERTÃO com Radar Sertanejo

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan