header top bar

section content

5ª Caravana do Coração começa atendimento em Cajazeiras e nesta terça-feira estará em Sousa

O projeto é resultado de parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com a ONG pernambucana Círculo do Coração.

Por Priscila Belmont

26/06/2017 às 18h36

Caravana do coração em Cajazeiras (Foto: Ricardo Puppe)

O atendimento da 5ª Caravana do Coração começou nesta segunda-feira (26), pela manhã, em Cajazeiras, na Escola Técnica Regional. Foram atendidas crianças cardiopatas; mulheres com gravidez de risco e crianças com microcefalia dos 15 municípios polarizados por Cajazeiras. Além disso, gestores e profissionais de saúde da Atenção Básica da região participaram de cursos sobre pré-natal humanizado e repasse de tecnologias da Caravana. Nesta terça (27), a equipe chega a Sousa, onde o atendimento acontecerá na UFCG, no centro da cidade. Ao todo, a Caravana percorrerá 13 cidades até o dia 8 de julho. O projeto é resultado de parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com a ONG pernambucana Círculo do Coração.

“Na Regional de Cajazeiras, todos os municípios são bastante receptivos, cooperando com a logística do projeto, fornecendo alimentação e hospedagem para a equipe e transporte para os pacientes. Eles fazem isso por entender que este é um dos melhores projetos de saúde que há”, disse a gerente da 9ª Regional de Saúde, Amélia Fonseca.

A primeira paciente do dia já foi encaminhada para o Hospital Arlinda Marques, em João Pessoa. A adolescente Lorrayne Félix da Silva, de 16 anos, de Cachoeira dos Índios, fez cirurgia do coração durante o mutirão que ocorreu no Hospital Geral de Mamanguape, em 2015. “A Caravana acompanha Lorrayne desde a primeira edição. Foi feita a cirurgia e hoje, por meio de exames, foi detectada uma infecção grave”, explicou a coordenadora da Caravana e presidente da ONG pernambucana, Círculo do Coração, Sandra Mattos.

Ana Clara, de 8 anos, também é acompanhada pela Caravana. Em agosto do ano passado, ela fez cirurgia e hoje veio para o retorno. “É muito importante este trabalho. Se não fosse esta Caravana eu nem imagino o que seria da saúde da minha filha”, disse a dona de casa Lidiana Cristina da Silva.

Segurança também é o sentimento dos pais de Anny Ester em relação à Caravana. Ela tem microcefalia e está com um ano e quatro meses. Passou pela avaliação de uma equipe formada por fonoaudióloga, fisioterapeuta e nutricionista. “Se fosse pra dar uma nota a Caravana, eu daria 1000 porque foi a partir deste trabalho que descobrimos que nossa filha tem baixa visão, o tórax alterado e recebemos todas as orientações necessárias”, disse a professora Elizângela Josefa da Silva.

Uma das novidades da Caravana do Coração deste ano é o atendimento às mulheres com gravidez de alto risco, para evitar a mortalidade materna. Raiane Alves, de 19 anos, está grávida de oito meses. Ela mora em Triunfo, onde faz o pré-natal. “Fui encaminhada pra cá porque, no pré-natal, detectaram um problema com o bebê. Acho importante ouvir outras opiniões. Fortalece mais a nossa saúde e nos dá mais segurança”, comentou.

Programação:

26/06 – Cajazeiras
27/06 – Sousa
28/06 – Catolé do Rocha
29/06 – Pombal
30/06 – Patos
01/07 – Itaporanga
02/07 – Princesa Isabel
03/07 – Monteiro
04/07 – Esperança
05/07 – Picuí
06/07 – Guarabira
07/07 – Itabaiana
08/07 – Mamanguape

Secom

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan