header top bar

section content

5ª Caravana do Coração começa atendimento em Cajazeiras e nesta terça-feira estará em Sousa

O projeto é resultado de parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com a ONG pernambucana Círculo do Coração.

Por Priscila Belmont

26/06/2017 às 18h36

Caravana do coração em Cajazeiras (Foto: Ricardo Puppe)

O atendimento da 5ª Caravana do Coração começou nesta segunda-feira (26), pela manhã, em Cajazeiras, na Escola Técnica Regional. Foram atendidas crianças cardiopatas; mulheres com gravidez de risco e crianças com microcefalia dos 15 municípios polarizados por Cajazeiras. Além disso, gestores e profissionais de saúde da Atenção Básica da região participaram de cursos sobre pré-natal humanizado e repasse de tecnologias da Caravana. Nesta terça (27), a equipe chega a Sousa, onde o atendimento acontecerá na UFCG, no centro da cidade. Ao todo, a Caravana percorrerá 13 cidades até o dia 8 de julho. O projeto é resultado de parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com a ONG pernambucana Círculo do Coração.

“Na Regional de Cajazeiras, todos os municípios são bastante receptivos, cooperando com a logística do projeto, fornecendo alimentação e hospedagem para a equipe e transporte para os pacientes. Eles fazem isso por entender que este é um dos melhores projetos de saúde que há”, disse a gerente da 9ª Regional de Saúde, Amélia Fonseca.

A primeira paciente do dia já foi encaminhada para o Hospital Arlinda Marques, em João Pessoa. A adolescente Lorrayne Félix da Silva, de 16 anos, de Cachoeira dos Índios, fez cirurgia do coração durante o mutirão que ocorreu no Hospital Geral de Mamanguape, em 2015. “A Caravana acompanha Lorrayne desde a primeira edição. Foi feita a cirurgia e hoje, por meio de exames, foi detectada uma infecção grave”, explicou a coordenadora da Caravana e presidente da ONG pernambucana, Círculo do Coração, Sandra Mattos.

Ana Clara, de 8 anos, também é acompanhada pela Caravana. Em agosto do ano passado, ela fez cirurgia e hoje veio para o retorno. “É muito importante este trabalho. Se não fosse esta Caravana eu nem imagino o que seria da saúde da minha filha”, disse a dona de casa Lidiana Cristina da Silva.

Segurança também é o sentimento dos pais de Anny Ester em relação à Caravana. Ela tem microcefalia e está com um ano e quatro meses. Passou pela avaliação de uma equipe formada por fonoaudióloga, fisioterapeuta e nutricionista. “Se fosse pra dar uma nota a Caravana, eu daria 1000 porque foi a partir deste trabalho que descobrimos que nossa filha tem baixa visão, o tórax alterado e recebemos todas as orientações necessárias”, disse a professora Elizângela Josefa da Silva.

Uma das novidades da Caravana do Coração deste ano é o atendimento às mulheres com gravidez de alto risco, para evitar a mortalidade materna. Raiane Alves, de 19 anos, está grávida de oito meses. Ela mora em Triunfo, onde faz o pré-natal. “Fui encaminhada pra cá porque, no pré-natal, detectaram um problema com o bebê. Acho importante ouvir outras opiniões. Fortalece mais a nossa saúde e nos dá mais segurança”, comentou.

Programação:

26/06 – Cajazeiras
27/06 – Sousa
28/06 – Catolé do Rocha
29/06 – Pombal
30/06 – Patos
01/07 – Itaporanga
02/07 – Princesa Isabel
03/07 – Monteiro
04/07 – Esperança
05/07 – Picuí
06/07 – Guarabira
07/07 – Itabaiana
08/07 – Mamanguape

Secom

Recomendado pelo Google: