header top bar

section content

Colesterol é necessário para o bom funcionamento do corpo; entenda

Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

13/08/2017 às 09h00 • atualizado em 13/08/2017 às 09h30

Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo organismo

colesterol é um tipo de gordura encontrado no corpo humano fundamental para o funcionamento do organismo. É componente estrutural das membranas celulares e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Segundo a nutricionista Ellen Carolina Ferreira, do Hospital Santa Casa de Mauá, o corpo humano também utiliza o colesterol para produzir alguns hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.

“Mas é importante estar atento ao colesterol alto, pois segundo dados da OMS – Organização Mundial da Saúde mata mais de 4 milhões de pessoas ao ano no mundo”, explica a profissional.

Existem dois tipos de colesterol: o HDL – colesterol bom – que ajuda a carregar o colesterol dentro das artérias e transportá-lo de volta ao fígado para ser excretado e o LDL – colesterol ruim, que o leva do fígado para os tecidos e seu excesso pode entupir as artérias e elevar o risco de doenças cardiovasculares.

“Em excesso, deposita-se nas paredes das artérias – que levam sangue para os órgãos e tecidos – iniciando a arteriosclerose. Se o acúmulo ocorrer nas artérias coronárias, pode ocasionar angina – dor no peito e infarto do miocárdio. E nas artérias cerebrais, pode provocar acidente vascular cerebral”, acrescenta a nutricionista.

Para não correr riscos com o colesterol alto, o ideal é manter uma vida saudável, com a prática de exercícios físicos, além de evitar os alimentos gordurosos e o fumo. Alimentos como bacon, toucinho, carne de frango com pele, torresmo, manteiga, creme de leite, nata, frituras, salsicha, salame, linguiça e carnes de animais contém grande quantidade de colesterol, portanto o ideal é evita-los. O aumento no nível de colesterol no sangue não costuma manifestar sintomas, mas quando atingem níveis muito elevados, podem manifestar aumento no fígado, baço e pancreatite.

Para controlar o colesterol o ideal é fazer uma dieta à base de leite e iogurte desnatados, queijo branco fresco, ricota, cottage, queijos light, peixes, aves sem pele, carnes magras, inhame, macarrão, pães, bolachas de água e sal e evitar o excesso de gordura.

Outros alimentos também são recomendados na redução do colesterol como o aipo, couve-de-bruxelas, bagaço da laranja, ameixa preta, couve-flor, mamão, amora, damasco, mandioca, azeite de oliva, ervilha, pão integral, aveia, farelo de aveia e trigo, pera, cenoura, pêssego, cereais integrais, feijão, quiabo, cevada, figo e vegetais folhosos.

Notícias ao Minuto

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan