header top bar

section content

VÍDEO: Barbeiros causadores da Doença de Chagas invadem comunidade no Sertão da PB e assusta moradores

A denúncia foi feita por uma moradora, onde explicou que a comunidade padece devido a gestão pública não concluir 26 residências que foram iniciadas, mas estão paralisadas.

Por Diário do Sertão

13/11/2017 às 17h06 • atualizado em 15/11/2017 às 12h30

Uma denúncia de invasão de insetos da subfamília Triatominae, mais conhecido por “barbeiros” foi registrada na semana passada, na comunidade de Riacho da Onça, município de Itaporanga, Sertão da Paraíba. Os insetos transmitem a doença tropical parasitária causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, conhecida por Doença de Chagas ou Tripanossomíase americana.

A denúncia foi feita por uma moradora ao radialista Flávio José, onde explicou que a comunidade padece desse problema devido a gestão pública não concluir 26 residências que foram iniciadas, mas estão paralisadas. As casas em construção fazem parte de um convênio com a Funasa, que tem o objetivo de substituir as moradias de taipas, que ainda existem em vários municípios paraibanos.

O outro lado
A redação do Diário do Sertão entrou em contato com a secretária de Saúde, Ana Catarina, onde explicou que as residências foram iniciadas a partir de um convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Piancó, porém ainda não foram concluídas devido a supostas irregularidades encontradas no convênio. Ela informou que uma equipe da vigilância de saúde esteve no local para realizar os procedimentos necessários.

A redação também ouviu Juliana, responsável pela vigilância de saúde, que disse ter realizado visita, mas que a comunidade não é do município de Itaporanga, além de alegar que as residências não são habitadas, e pertencem a São José de Caiana. A redação tentou contato com a prefeitura de São José de Caiana, porém, sem êxito, entretanto deixamos o espaço caso queira se pronunciar.

.

DIÁRIO DO SERTÃO com informações e fotos de Flávio José

Tags:
Recomendado pelo Google: