header top bar

section content

Prefeitura de Monte Horebe realiza quase 200 atendimentos no dia “D”contra o câncer

Segundo a secretária de saúde do município, Ilzanada Dias, será agendado mais outro dia com os mesmos serviços para atender a demanda.

Por Diário do Sertão

23/11/2017 às 18h00 • atualizado em 23/11/2017 às 20h10

Atendimento em Monte Horebe (Foto: Assessoria)

A prefeitura de Monte Horebe, no Sertão da Paraíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou nessa quarta-feira, (22) o “dia D” de combate ao câncer de próstata em alusão ao “Novembro Azul”. Durante o evento foram oferecidos serviços como: consultas médicas especializadas, cardiológicas, ultrassonografias, solicitações de exames de PSA e consulta com Urologista.

O objetivo da campanha é conscientizar e melhorar a saúde dos homens e o seu bem estar social, emocional e físico. Ao todo foram realizados 179 atendimentos.

A maior causa de óbito entre homens é cardiovascular, seguido do Câncer de Próstata, com isso a saúde visa sensibilizar a população masculina para o cuidado de sua saúde aumentando a procura dos serviços na busca pela prevenção.

Atendimentos realizados na unidade básica de saúde Joaquim Saraiva de Moura.
Dr. Darlan- urologista, 81 atendimentos com exames de toque e consultas, mais 53 solicitações de PSA (exame de sangue especifico para detectar alterações na próstata).

Dr. Rangel –Neurologista 33, atendimentos de consultas especializadas e clínicas.
Dr. Caetano Neto –clínico geral, 16 atendimentos de consultas clinicas
Dr. Luiz Xavier, cardiologista, 52 eletrocardiogramas
Dr. Lacerda Júnior, ultrassonagrafista, 25 ultrassonografias.

Segundo a secretária de saúde do município, Ilzanada Dias, será agendado mais outro dia com os mesmos serviços para atender a demanda.

O prefeito, Marcos Eron (PMDB) disse que as ações desenvolvidas durante o Novembro Azul mostram o compromisso da gestão com a saúde pública municipal e os cuidados com sua gente, aspectos prioritários da administração.

“O Novembro Azul é um grande movimento institucional levado muito a sério pela gestão, para promovermos reflexões importantes sobre a saúde do homem, alertar a população sobre o câncer de próstata, desmitificar informações erradas sobre a doença e acabar com o preconceito que muitos ainda têm sobre a prevenção do problema. A saúde pública é uma questão de interesse coletivo e a Prefeitura de de Monte Horebe tem feito sua parte, com esforços significativos no sentido de investir cada vez mais na área”, afirmou Marcos.

Este mês é dedicado ao Novembro Azul, que é uma campanha de conscientização direcionada, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

DIÁRIO DO SERTÃO com Tribuna 10 e assessoria

Recomendado pelo Google: