header top bar

section content

Saúde: inalação de sal é usada para tratar rinite, sinusite e outros problemas respiratórios

Procedimento chegou ao Brasil há sete anos. Já ouviu falar?

Por Glamour

21/02/2018 às 09h04

Sal (Foto: Thinkstock)

Se pensar em ficar inalando sal por um tempo te dá aflição, pode mudar os seus conceitos. Há um tratamento milenar que promete diversas melhorias em problemas respiratórios e de pele através do procedimento! Estamos falando da Haloterapia, que surgiu no século XlX, está no Brasil há sete anos e propõe sessões de muito sal no ar e relaxamento.

Tudo começou quando, mais de 2000 anos atrás, o médico Feliks Boczkowski percebeu que operários das minas de sal da Polônia tinham uma saúde respiratória muito melhor do que a da maioria da população. Então, começaram a estudar as propriedades medicinais da substância e criaram um tratamento com inalação de sal. Assim nasceu a Haloterapia, que hoje já é difundida no mundo todo.

Mas como exatamente isso funciona? Bom, há salas especiais com microclima salino — criado por um aparelho que solta no ar partículas de sal abaixo de 5 mícrons (bem finas). Lá, o paciente passa 45 minutos inalando o sal. São recomendadas sessões em dias seguidos ou no máximo alternando um sim e um não. Os locais que oferecem o tratamento recomendam pacotes de cinco ou 10 encontros.

“Existem alguns princípios terapêuticos na Haloterapia: a higienização do sistema repiratório através das biocidas, capacidade anti-inflamatória, melhoria do conforto respiratório e diminuição de problemas de pele como dermatite e psidoríase”, conta José Ervolino Neto, presidente da Associação Brasileira de Haloterapia – Terapias Integrativas e Complementares e responsável por trazer o método para o País. “Isso tudo acontece graças à capacidade do sal de matar fungos e bactérias e diminuir o edema e o inchaço das mucosas nasais. Também temos a liberação de íons negativos, que causam relaxamento.”

Hoje com nove salas no Brasil, a Haloterapia promete ser uma alternativa natural no tratamento da sinusite, rinite alérgica, gripe, bronquite, asma e tosse. Dermatites e outras inflamações na cútis também são beneficiadas pelo procedimento. Porém, quem está passando por fases agudas de doenças (febre, conjuntivitive e mesmo asma e gripe), está com o sistema imunológico debilitado por quimioterapia e indivíduos com hipertensão não devem lançar mão da técnica.

Fonte: Glamour - http://revistaglamour.globo.com/Beleza/Saude/noticia/2018/02/haloterapia-tecnica-trata-problemas-respiratorios-com-inalacao-de-sal.html

Tags:
Recomendado pelo Google: