header top bar

section content

VÍDEO: Médico dá dicas de prevenção e tratamento de doença dos olhos que tem se espalhado pelo Sertão da Paraíba

Com a chegada das chuvas, o Sertão da Paraíba registrando alto índice de casos de conjuntivite, espécie de inflamação na membrana que cobre a parte branca dos olhos

Por Jocivan Pinheiro

01/03/2018 às 16h50 • atualizado em 01/03/2018 às 17h07

Com a chegada das chuvas, o Sertão da Paraíba vem registrando um alto índice de casos de conjuntivite, uma espécie de inflamação na membrana que cobre a parte branca dos olhos.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE

Para falar sobre a doença, o repórter José Dias Neto conversou com o médico oftalmologista Ricardo Coelho, que deu dicas de prevenção e tratamento.

Ricardo explica que a conjuntivite pode ser contraída de várias formas, mas no período chuvoso na nossa região são mais comuns a viral e a bacteriana.

VEJA TAMBÉM: Médico alerta sobre epidemia de diabetes e fala de prevenção à doença

Os principais sintomas são ardor, sensação de areia nos olhos, vermelhidão e secreção. É através dessa secreção, inclusive, que a conjuntivite pode ser passada para outra pessoa, caso haja contato com ela, seja direto, seja indireto – por meio de objetos que foram tocados pela pessoa doente. Para não contrair conjuntivite, Ricardo Coelho orienta evitar esse contato, lavar sempre as mãos e evitar coçar os olhos.

Oftalmologista Ricardo Coelho

Como tratar

Segundo o oftalmologista, ao diagnosticar a conjuntivite, a pessoa deve, a princípio, ficar lavando os olhos com soro fisiológico e evitar medicamento sem prescrição médica. Se em três ou quatro dias não houver melhora, aí sim um profissional oftalmologista deve ser procurado.

Ele explica ainda que o uso de óculos escuros é importante, mas não para evitar o contágio, e sim para diminuir o desconforto causado pela inflamação, pois ela é também uma reação à luz.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: