header top bar

section content

VÍDEO: Terapeuta e pedagoga de Cajazeiras tiram dúvidas sobre o Autismo no programa Psicologia no Ar

Ingrid Gomes e Bethania Freitas fazem parte da Associação de Pais e Amigos do Autista de Cajazeiras

Por Jocivan Pinheiro

04/04/2018 às 17h05 • atualizado em 04/04/2018 às 17h07

Na semana em que as atenções se redobram para os TEA (Transtornos do Espectro Autista), pois o dia 02 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o programa Psicologia no Ar recebeu a terapeuta ocupacional Ingrid Gomes e a pedagoga Bethania Freitas para falarem sobre esses transtornos mentais que, para muitos, ainda são um grande mistério. Ingrid e Bethania fazem parte da Associação de Pais e Amigos do Autista de Cajazeiras.

O autismo são transtornos que causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança. Atualmente, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo todo possuem algum tipo de autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com relação ao Brasil, esse número passa para 2 milhões.

VEJA TAMBÉM: Estudante que cria filho autista sozinha vira símbolo de luta pela causa em Cajazeiras

Os transtornos são identificados de forma clínica por um psiquiatra ou neurologista infantil a partir da observação de diversos sintomas, como alteração dos marcos do desenvolvimento e atraso na fala.

Cientistas ainda buscam encontrar respostas no cérebro humano para as causas do autismo, mas já se sabe que há uma predisposição genética. O uso de medicamentos ou drogas durante a gravidez e até doenças autoimunes podem colaborar na alteração genética das crianças e de seu ambiente biológico, favorecendo o aparecimento do transtorno.

+ Assista às edições anteriores do Psicologia no Ar

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: