header top bar

section content

Tomar muita água pode prejudicar à saúde

Pessoas que estão abaixo do peso ideal também não devem beber mais de 1,5 litros de água por dia porque podem ficar com o sangue muito diluído, com uma baixa concentração de sódio, o que pode provocar tremores e confusão mental.

Por Tua Saúde

24/05/2018 às 08h43

Muita água faz mal a saúde

A quantidade recomendada de água para mulheres é de 2,7 litros e para homens 3,7 litros por dia, e inclui a água presente na alimentação, como nas frutas, sopas e outros tipos de bebida.

Tomar mais de 2 litros de água por dia pode ser prejudicial à saúde, especialmente para quem tem insuficiência renal ou cardíaca, porque nessas condições o organismo não consegue eliminar o excesso de água, podendo provocar inchaço no corpo todo, dificuldade para respirar, aumento da pressão arterial e desequilíbrio dos minerais na corrente sanguínea.

Por isso quando uma destas doenças está presente deve-se tomar somente a quantidade de água indicada pelo médico ou pelo nutricionista.

No entanto estas alterações não acontecem em pessoas saudáveis, nestas, a única alteração será o aumento da frequência urinária, o que poderá causar algum desconforto mas não problemas de saúde.

Beber muita água engorda?
Beber muita água, especialmente durante a refeição pode engordar porque, embora roube o espaço dos alimentos sólidos no estômago, ela faz com que a pessoa tenha mais fome na refeição seguinte, aumentando o número de calorias ingeridas.

Como beber água na medida certa
A água está presente nos alimentos que se prepara e no caso das muleres a conta pode ser 2,7 litros e para homens 3,7 litros por dia. Além disso, bebês que já comem papinhas e crianças também precisam beber água, mas a quantidade varia conforme o tamanho e o clima do dia, não havendo uma quantidade ideal para elas.

Porém, basta observar a cor do xixi para saber se a água é suficiente e sempre a o xixi estiver muito amarelo deve-se oferecer mais líquidos.

Uma boa estratégia para conseguir beber a quantidade ideal de água todos os dias é tomar pequenos goles de água, várias vezes ao dia, de acordo com o tamanho da sua sede.

Fonte: Tua Saúde - https://www.tuasaude.com/agua-em-excesso-faz-mal/

Recomendado pelo Google: