header top bar

section content

OBA: Açude de Cajazeiras tem recarga de mais de um milhão de metros cúbicos e São Gonçalo da cidade de Sousa surpreende e chega aos 24% da capacidade máxima. Fotos e vídeos!

O aumento se deu após açudes, barragens e rios transbordarem e desaguarem dentro de Boqueirão, município de Cajazeiras.

Por Luzia de Sousa

22/03/2016 às 16h17 • atualizado em 22/03/2016 às 17h39

Açude de Engenheiro Ávidos após recarga do mês de março

O açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão) começou a captar água com mais intensidade esta semana após as fortes chuvas na região de Cajazeiras. De segunda a terça-feira (22), o principal manancial da região conseguiu aumentar 24 centímetros. No local choveu 77 mm nesta terça.

O aumento se deu após açudes, barragens e rios transbordarem e desaguarem dentro de Boqueirão. O Rio Piranhas começou a transbordar também nesta terça e vai direto para o manancial cajazeirense.

O volume atual do açude é de 16.483,725, o que corresponde a 6,5% da sua capacidade máxima, segundo dados da Aesa.

Em contato com a reportagem do Diário do Sertão, o gerente regional da Cagepa, Cleidismar Alexandre (Nenem da Cagepa), informou que Boqueirão teve uma recarga de um milhão e 91 mil metros cúbicos entre os dia 18 e 22 de março. Ele explicou que o volume captado ainda é muito e não há possibilidade por enquanto de se pensar em suspender o racionamento.

Situação atual no Açude de São Gonçalo, município de Sousa-PB

Situação atual no Açude de São Gonçalo, município de Sousa-PB

Sousa
Já o Açude de São Gonçalo tem registrado ganhos significativos de água, o que vem deixando a população animada com a novidade. Outro importante açude, o da cidade de Nazarezinho começou a transbordar e a previsão é que o volume do reservatório aumente mais rapidamente.

Atualmente São Gonçalo está com 8.263.200 metros cúbicos, o que representa 18,5%, foi o que atestou a Aesa. De acordo com uma medição feita na tarde desta terça-feira, o açude já atingiu a marca 10.679.040, o que representa 24% da sua capacidade máxima.

Previsão
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) prevê chuvas isoladas para o Alto Sertão e Sertão, nesta quarta-feira (23).

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan