header top bar

section content

ALERTA! Sousa tem primeira morte suspeita de H1N1; Médico alerta como se prevenir

Ela chegou à unidade hospitalar com todos os sintomas da gripe, e pelo seu agravamento, foi conduzida para o Hospital Regional

Por Campelo Sousa

14/04/2016 às 20h01 • atualizado em 14/04/2016 às 20h09

Uma menina de 11 anos moradora da cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, morreu nesta terça-feira (14) com suspeita de gripe H1N1. A criança estava no Hospital Regional de Sousa (HRS) e sofria de problemas respiratórios. Ela morreu no momento em que era transferida em uma ambulância para João Pessoa. Esse foi o primeiro caso de morte em Sousa suspeita de H1N1 em 2016.

A internação
De acordo com a família, a criança começou a ter os sintomas de uma gripe comum e na terça (12) foi levada para o Hospital Materno Infantil onde recebeu atendimento e logo foi liberada. Na quinta-feira (14)  foi levada novamente em estado gravíssimo para o Hospital Regional (HRS).

Durante a tarde ela foi transferida, mas a veio a óbito na ambulância, próximo ao Município de Pombal, no Sertão da Paraíba.

Diagnóstico
A equipe do Diário do Sertão entrou em contato com o setor de epidemiologia, que revelou que o caso foi notificado, colhido os exames necessários e encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba.

Vacina H1N1 (Foto: Reprodução/Internet)

Vacina H1N1 (Foto: Reprodução/Internet)

A vacina
No Hospital Regional, centenas de funcionários já foram vacinados e de acordo com Amanda Silveira, gerente da 10ª Gerência Regional de Saúde, na cidade de Sousa, mais de 44 mil doses deverão ser distribuídas em Sousa e região.

Sintomas e prevenção
É difícil diferenciar a gripe causada pelo H1N1 de outra gripe comum. A preocupação maior é a Síndrome Respiratória Aguda Grave, que tem levado as pessoas a óbito. Os sintomas são: falta de ar, desconforto respiratório, aumento da frequência respiratória e queda de pressão.

A reportagem do Portal e TV Online Diário do Sertão entrevistou o médico Achilles Vilar e ele falou sobre os sintomas, a prevenção e tratamento para a H1N1.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: