header top bar

section content

ALERTA! Sousa tem primeira morte suspeita de H1N1; Médico alerta como se prevenir

Ela chegou à unidade hospitalar com todos os sintomas da gripe, e pelo seu agravamento, foi conduzida para o Hospital Regional

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

14/04/2016 às 20h01 • atualizado em 14/04/2016 às 20h09

Uma menina de 11 anos moradora da cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, morreu nesta terça-feira (14) com suspeita de gripe H1N1. A criança estava no Hospital Regional de Sousa (HRS) e sofria de problemas respiratórios. Ela morreu no momento em que era transferida em uma ambulância para João Pessoa. Esse foi o primeiro caso de morte em Sousa suspeita de H1N1 em 2016.

A internação
De acordo com a família, a criança começou a ter os sintomas de uma gripe comum e na terça (12) foi levada para o Hospital Materno Infantil onde recebeu atendimento e logo foi liberada. Na quinta-feira (14)  foi levada novamente em estado gravíssimo para o Hospital Regional (HRS).

Durante a tarde ela foi transferida, mas a veio a óbito na ambulância, próximo ao Município de Pombal, no Sertão da Paraíba.

Diagnóstico
A equipe do Diário do Sertão entrou em contato com o setor de epidemiologia, que revelou que o caso foi notificado, colhido os exames necessários e encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba.

Vacina H1N1 (Foto: Reprodução/Internet)

Vacina H1N1 (Foto: Reprodução/Internet)

A vacina
No Hospital Regional, centenas de funcionários já foram vacinados e de acordo com Amanda Silveira, gerente da 10ª Gerência Regional de Saúde, na cidade de Sousa, mais de 44 mil doses deverão ser distribuídas em Sousa e região.

Sintomas e prevenção
É difícil diferenciar a gripe causada pelo H1N1 de outra gripe comum. A preocupação maior é a Síndrome Respiratória Aguda Grave, que tem levado as pessoas a óbito. Os sintomas são: falta de ar, desconforto respiratório, aumento da frequência respiratória e queda de pressão.

A reportagem do Portal e TV Online Diário do Sertão entrevistou o médico Achilles Vilar e ele falou sobre os sintomas, a prevenção e tratamento para a H1N1.

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan