header top bar

section content

ACS sertanejos protestam nas ruas após portaria federal que ‘acaba’ com categoria

Com esta alteração, as novas Equipes de Saúde da Família não terão necessariamente a presença de Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

Por Diário do Sertão

18/05/2016 às 18h36 • atualizado em 18/05/2016 às 19h42

Após publicação da Portaria Ministeriais, 958, que altera o anexo da Portaria 2.488 de 2011, a Política Nacional da Atenção Básica, e amplia as possibilidades de composição das Equipes de Atenção Básica foram realizados protestos várias cidades do Brasil.

Com esta alteração, as novas Equipes de Saúde da Família não terão necessariamente a presença de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Esses profissionais, que faziam parte da chamada equipe mínima, ao lado da enfermeira, do médico e do técnico/auxiliar de enfermagem, agora surgem como uma mera possibilidade.

Mobilização em Cajazeiras contra portaria ministerial dos ACS

Mobilização em Cajazeiras contra portaria ministerial dos ACS

Sousa, Cajazeiras e Itaporanga, no Sertão do estado realizaram movimentação nesta quarta-feira (18), reivindicando a portaria, que para os sindicalistas é um prejuízo para a categoria e para a população.

Veja também

? BOMBA: Portaria exclui obrigatoriedade de Agentes Comunitários nas equipes de Saúde na Atenção Básica

? Bomba: Ministro da Saúde declara que Samu e Farmácia Popular podem acabar no mês de agosto em todo Brasil

Em Cajazeiras, representantes de toda região participaram do evento, que ocorreu em frente a prefeitura, no Centro da cidade. O representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), João Cavalcanti alertou a classe e declarou que o novo governo (Michel Temer) chegou para “boicotar as conquistas trabalhistas”.

Segundo o representante da CUT, o novo governo tem outras medidas que prejudicam os trabalhadores, mas declarou que os sindicatos estão de “olho aberto”, além de pedir a ajuda da imprensa na luta por todas as classes.

Já em Itaporanga houve paralisação dos Agentes de Saúde e Combates a Endemias. Os profissionais estão solicitando reajuste e outros direitos, de acordo com comando nacional, o movimento percorreu as rua da cidade terminando enfrente a Praça da prefeitura. O presidente do SINACOM, Severino Pereira comandou o movimento.

Mobilização em Itaporanga contra portaria ministerial dos ACS

Mobilização em Itaporanga contra portaria ministerial dos ACS

Veja vídeo!

? VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA

Agentes comunitários de Cachoeira dos Índios-PB também estiveram presentes na Paralização Nacional contra o PL 958

Agentes comunitários de Cachoeira dos Índios-PB também presentes contra o PL 958, em Cajazeiras

.

DIÁRIO DO SERTÃO com fotos e vídeo de Flávio José

Recomendado pelo Google: