header top bar

section content

Festa do Leite no Sertão da Paraíba estimula negócios em toda região

O evento será realizado até domingo (5) e espera atender quase 300 produtores rurais.

Por Luzia de Sousa

31/05/2016 às 14h52

A festa do leite é realizada na cidade de Piancó

A cidade de Piancó, no Sertão paraibano, realiza a 10ª edição Festa do Leite do Vale do Piancó, evento que estimula os negócios rurais da região, a partir desta quinta-feira (2) no Parque de Exposição Elzir Matos. O evento será realizado até domingo (5) e espera atender quase 300 produtores rurais. Ao longo dos três dias, a festa vai contar com exposições de animais, palestras e cursos, além de atividades culturais.

A gerente do Sebrae na cidade de Itaporanga, Anna Stefania Rodrigues, disse que o evento acontece para dinamizar os negócios do território. “O momento é de se capacitar. A bovinocultura leiteira passa por dificuldades, em detrimento da estiagem, mas só os novos conhecimentos para ajudar nessas horas. O evento é aberto e todo tipo de produtor, das menores propriedades, podem participar”, falou.

Durante o evento, o Sebrae vai promover ainda três palestras: “Boas Práticas Agropecuárias para Produção de Alimentos Seguros em Agroindústrias”, com a instrutora Valéria Rocha; “O papel do associativismo na evolução dos produtores”, com o instrutor Thiago Palmeira da Costa; e “Palma, silagem e formação de forragem para nutrição”, com o instrutor Alexandre Cortes de Brito.

Durante o sábado e domingo acontece o torneio leiteiro com animais de linhagem selecionada das raças Girolando, Holandês Gir, Pardo Suiço, Sindi. Durante a festa, haverá exposição e venda de caprinos, ovinos e equinos. O proprietário da Fazenda Carneiro Mororó, José Geraldo Mororó, falou da 9ª edição da Festa do Leite Vale, em 2015, e disse que foi proveitosa. “A cada ano, na Festa, aprendemos mais inovações sobre a lida do campo”, disse.

A Feira é promovida pela Associação, com apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, da Emater, do Sebrae Paraíba, prefeitura municipal de Piancó e Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) da cidade.

Histórico – Criada no dia 26 de março de 2004 por um grupo de pequenos produtores de leite da cidade, a Festa do Leite surgiu para quem desejava agregar valor ao produto. Segundo os realizadores, antes do evento surgir, a atividade não era valorizada e o leite era vendido a preço irrisório. Uma década depois, são perceptíveis os avanços, a começar pelo preço do leite. Com a criação da Associação, novas tecnologias e melhoria genética chegaram.

Assessoria

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan