header top bar

section content

Festa do Leite no Sertão da Paraíba estimula negócios em toda região

O evento será realizado até domingo (5) e espera atender quase 300 produtores rurais.

Por Diário do Sertão

31/05/2016 às 14h52

A festa do leite é realizada na cidade de Piancó

A cidade de Piancó, no Sertão paraibano, realiza a 10ª edição Festa do Leite do Vale do Piancó, evento que estimula os negócios rurais da região, a partir desta quinta-feira (2) no Parque de Exposição Elzir Matos. O evento será realizado até domingo (5) e espera atender quase 300 produtores rurais. Ao longo dos três dias, a festa vai contar com exposições de animais, palestras e cursos, além de atividades culturais.

A gerente do Sebrae na cidade de Itaporanga, Anna Stefania Rodrigues, disse que o evento acontece para dinamizar os negócios do território. “O momento é de se capacitar. A bovinocultura leiteira passa por dificuldades, em detrimento da estiagem, mas só os novos conhecimentos para ajudar nessas horas. O evento é aberto e todo tipo de produtor, das menores propriedades, podem participar”, falou.

Durante o evento, o Sebrae vai promover ainda três palestras: “Boas Práticas Agropecuárias para Produção de Alimentos Seguros em Agroindústrias”, com a instrutora Valéria Rocha; “O papel do associativismo na evolução dos produtores”, com o instrutor Thiago Palmeira da Costa; e “Palma, silagem e formação de forragem para nutrição”, com o instrutor Alexandre Cortes de Brito.

Durante o sábado e domingo acontece o torneio leiteiro com animais de linhagem selecionada das raças Girolando, Holandês Gir, Pardo Suiço, Sindi. Durante a festa, haverá exposição e venda de caprinos, ovinos e equinos. O proprietário da Fazenda Carneiro Mororó, José Geraldo Mororó, falou da 9ª edição da Festa do Leite Vale, em 2015, e disse que foi proveitosa. “A cada ano, na Festa, aprendemos mais inovações sobre a lida do campo”, disse.

A Feira é promovida pela Associação, com apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, da Emater, do Sebrae Paraíba, prefeitura municipal de Piancó e Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) da cidade.

Histórico – Criada no dia 26 de março de 2004 por um grupo de pequenos produtores de leite da cidade, a Festa do Leite surgiu para quem desejava agregar valor ao produto. Segundo os realizadores, antes do evento surgir, a atividade não era valorizada e o leite era vendido a preço irrisório. Uma década depois, são perceptíveis os avanços, a começar pelo preço do leite. Com a criação da Associação, novas tecnologias e melhoria genética chegaram.

Assessoria

Recomendado pelo Google: