header top bar

section content

Maior açude do Sertão está em total colapso: ANA restringe consumo de água até que normalize a situação; confira a reportagem!

A produção no município já chegou a 40 toneladas mensais, mas devido a crise hídrica, hoje não se produz 10% disso

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

18/07/2016 às 13h48 • atualizado em 18/07/2016 às 13h49

O maior açude do estado, localizado na cidade de Coremas, sertão da Paraíba está muito abaixo de sua capacidade.  Ao chegar em estado crítico, o abastecimento de água na cidade está cada vez mais escasso e o uso do precioso líquido está proibido pela ANA (Agência Nacional das Águas) para agricultores e pescadores da região para  irrigação e criação de peixes.

O reservatório faz parte do complexo Coremas – Mãe D’Água, formado por dois açudes, e é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 300.000 habitantes na Paraíba e 100.000 habitantes no Rio Grande do Norte. Segundo a ANA, o uso da pouca água que ainda resta no manancial está restrito apenas para o consumo da população até que o seu nível se regularize.

A filiada da globo na Paraíba, acompanhou de perto a luta de quem tira das águas a sua sobrevivência. Em entrevista, o pescador local Valdomiro Januário e o agricultor Francisco Pereira disseram que tiravam o seu sustento da pesca e no plantio de bananas, e hoje o que lucra mal dá para comer: “Eu saí às quatro da madrugada, venho chegando agora com dois peixes”, lamenta o senhor Valdomiro.

Segundo a Associação de Pescadores e Aquicultores de Coremas, a produção no município já chegou a 40 toneladas mensais, mas devido a crise hídrica, hoje não se produz 10% disso.

O açude de Coremas é o maior do estado e conta com a capacidade de armazenamento de quase 600 milhões m³ de água, e hoje sobrevive com apenas 38 milhões, 6,5% da capacidade total.

O Portal e TV Diário do Sertão, esteve no inicio do ano acompanhando de perto a situação dos principais açudes da região, e esteve em Coremas onde gravou uma serie de reportagens para a serie ‘Seca no Sertão’. Relembre!

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan