header top bar

section content

Maior açude do Sertão está em total colapso: ANA restringe consumo de água até que normalize a situação; confira a reportagem!

A produção no município já chegou a 40 toneladas mensais, mas devido a crise hídrica, hoje não se produz 10% disso

Por Campelo Sousa

18/07/2016 às 13h48 • atualizado em 18/07/2016 às 13h49

O maior açude do estado, localizado na cidade de Coremas, sertão da Paraíba está muito abaixo de sua capacidade.  Ao chegar em estado crítico, o abastecimento de água na cidade está cada vez mais escasso e o uso do precioso líquido está proibido pela ANA (Agência Nacional das Águas) para agricultores e pescadores da região para  irrigação e criação de peixes.

O reservatório faz parte do complexo Coremas – Mãe D’Água, formado por dois açudes, e é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 300.000 habitantes na Paraíba e 100.000 habitantes no Rio Grande do Norte. Segundo a ANA, o uso da pouca água que ainda resta no manancial está restrito apenas para o consumo da população até que o seu nível se regularize.

A filiada da globo na Paraíba, acompanhou de perto a luta de quem tira das águas a sua sobrevivência. Em entrevista, o pescador local Valdomiro Januário e o agricultor Francisco Pereira disseram que tiravam o seu sustento da pesca e no plantio de bananas, e hoje o que lucra mal dá para comer: “Eu saí às quatro da madrugada, venho chegando agora com dois peixes”, lamenta o senhor Valdomiro.

Segundo a Associação de Pescadores e Aquicultores de Coremas, a produção no município já chegou a 40 toneladas mensais, mas devido a crise hídrica, hoje não se produz 10% disso.

O açude de Coremas é o maior do estado e conta com a capacidade de armazenamento de quase 600 milhões m³ de água, e hoje sobrevive com apenas 38 milhões, 6,5% da capacidade total.

O Portal e TV Diário do Sertão, esteve no inicio do ano acompanhando de perto a situação dos principais açudes da região, e esteve em Coremas onde gravou uma serie de reportagens para a serie ‘Seca no Sertão’. Relembre!

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: