header top bar

section content

LUTO: Músico do Sertão é sepultado ao som de orquestra

Riba residia em uma Rua do Bairro Bela Vista e há anos enfrentava problemas de saúde.

Por Diário do Sertão

20/07/2016 às 17h16 • atualizado em 20/07/2016 às 17h17

Músico foi sepultado no Sertão do estado. Confira!

O instrumentista e compositor José Ribamar Fernandes, conhecido popularmente como Nego Riba, de 58 anos foi sepultado nessa terça-feira (19), no cemitério de Itaporanga. Dezenas de pessoas, entre amigos e familiares, despediram-se do músico ao som dos acordes de uma orquestra. Ele era casado e deixa oito filhos.

Riba residia em uma Rua do Bairro Bela Vista e há anos enfrentava problemas de saúde, inclusive havia sesubmetido a uma cirurgia, mas, aparentemente, estava bem. No entanto, sentiu-se mal na manhã dessa segunda-feira, foi hospitalizado, mas terminou não resistindo.

Natural de Pombal, Riba chegou a Itaporanga na década de 80, trazido pelas mãos do então empresário musical José Rodrigues, e, durante muito tempo, foi baixista da banda Explosão Musical JR. Depois, tocou no grupo Raiz do Pagode em parceria com mais três músicos da cidade, como lembra um dos seus grandes amigos, o cantor Verinho, um dos fundadores e integrantes do grupo.musico_sepultamento

Nego Riba também foi baixista da banda Forró Molhado e integrou diversos outros grupos musicais ao longo de sua carreira, tocando serestas, festas e eventos públicos. Era uma figura conhecida pelo bom humor, mesmo nos momentos mais difíceis de sua vida. “As grades que me separam de você” é uma de suas músicas mais conhecidas na cidade por ser uma das mais tocadas nas serestas e bares, especialmente na voz do cantor Edimilsinho Pinto.

Segundo amigos, compôs essa música durante o período em que ficou custodiado na unidade prisional da cidade, uma prisão que ele sempre considerou injusta, mas cumpriu sua sentença e voltou ao convívio familiar e social, onde era querido e admirado. Nas campanhas eleitorais, era bastante requisitado para fazer música de apologia a candidatos. Na eleição de Antônio Porcino à Prefeitura, as músicas feitas por Riba caíram no gosto do eleitor e ajudaram a embalar a campanha vitoriosa de Porcino, também de saudosa memória.

DIÁRIO DO SERTÃO com Folha do Vali

Recomendado pelo Google: