header top bar

section content

Abastecendo 10 municípios de Cajazeiras e Sousa, açude pode secar antes do fim do ano

Ele já perdeu 2 milhões 216 mil metros cúbicos de água. O reservatório abastece também a cidade de Santa Helena e Bom Jesus.

Por Diário do Sertão

29/07/2016 às 11h41 • atualizado em 29/07/2016 às 17h53

Carros pipas abastecem cidades da região de Cajazeiras

Noventa e nove caminhões da Operação pipa do exército estão retirando água todos os dias do Açude de Lagoa do Arroz, em Cajazeiras, para abastecer as comunidades rurais de 10 municípios da região de Cajazeiras e Sousa, gerando preocupações na população que teme que o açude seque antes do final do ano.

Duas adutoras estão sendo implantadas no manancial, uma para abastecer a zona norte de Cajazeiras e outra para a cidade de São João do Rio do Peixe, porém a população teme que quando elas estiverem prontas o açude não tenha mais água suficiente.

São 2.500 carradas de água por mês que estão saindo do Açude de Lagoa do Arroz, que perfazem um total de 22 mil e 680 litros de água retirados do reservatório cajazeirense.

Os municípios que estão sendo abastecidos pelo Açude Lagoa do Arroz são: Cajazeiras, Bernardino Batista, Joca Claudino, Lastro, Poço Dantas, Triunfo, Uiraúna, Vieirópolis, São João do Rio do Peixe e Cachoeira dos Índios.

Esses caminhões estavam pegando água do Açude de Lima Campos, em Icó, no Ceará, porém o manancial também ficou com volume baixo. Ele recebe água por meio de um túnel do Açude de Orós, para manter o volume necessário de água, especialmente para irrigação, entretanto isso deixou de acontecer em função da crise hídrica que afetou o semiárido nordestino nos últimos anos anos nos estados do Ceará, da Paraíba. do Rio Grande do Norte e do Pernambuco.

O Açude Lagoa do Arroz está atualmente com 14 milhões 851 mil metros cúbicos de água, 18,5% de sua capacidade total, que é de 80 milhões 220 mil 750 metros cúbicos.

No mês de janeiro, o manancial estava apenas com 14 milhões de metros cúbicos e chegou a maio com 17 milhões 107 mil metros cúbicos. Ele já perdeu 2 milhões 216 mil metros cúbicos de água. O reservatório abastece também a cidade de Santa Helena e Bom Jesus.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: