header top bar

section content

veja mais Região de Cajazeiras

Moradores das Vilas Produtivas da região de Cajazeiras recebem treinamento sobre o projeto São Francisco

A iniciativa faz parte do Programa de Comunicação Social do Projeto São Francisco, que tem mantido um relacionamento contínuo com os cidadãos.

Por Luzia de Sousa

28/09/2016 às 05h48 • atualizado em 28/09/2016 às 07h13

Moradores de São José de Piranhas recebem informações sobre Projeto

Os moradores das Vilas Produtivas Rurais (VPRs) de Irapuá 1 e 2, em São José de Piranhas, no Sertão da Paraíba, receberam informações sobre o andamento das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco nessa quinta-feira (22). Mais de 40 pessoas participaram das atividades.

A iniciativa faz parte do Programa de Comunicação Social do Projeto São Francisco, que tem mantido um relacionamento contínuo com os cidadãos dos municípios por onde passam os eixos Norte e Leste. Desde o inicio das obras, cerca de 34 mil pessoas já participaram das atividades. Somente neste ano, mais de 2,5 mil pessoas foram atendidas nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. Além das comunidades rurais, que moram próximas aos canais de integração, os moradores das áreas urbanas também recebem visitas periódicas das equipes.

Anália Regina, da VPR Irapuá 1, acredita que até sua saúde melhorou depois de se mudar para a nova casa. “A vila melhorou minha saúde. Tenho problema de pressão alta e tomo remédios. Na cidade, eu estava sempre no hospital. Aqui, encontrei paz e a minha saúde”. Francisco de Assis, morador da mesma vila, gostou da Comunicação Itinerante e achou muito produtiva. “Espero que aconteça mais vezes para esclarecer as dúvidas das populações das vilas e do entorno das obras”.

As Vilas Produtivas Rurais fazem parte do Programa de Reassentamento de Populações do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A ação mudou a realidade de 623 famílias que moravam na faixa da obra e hoje vivem nas 16 vilas já entregues nos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará. As duas restantes estão em fase final de conclusão e devem ser entregues ainda neste ano.

No geral, as VPRs contam com casas de 99 m², postos de saúde, escolas, praças, quadras poliesportivas, campo de futebol, centro comunitário, além de rede de água, esgoto e energia elétrica. Os novos moradores também recebem setores produtivos, com no mínimo cinco hectares por beneficiário, sendo um destinado à irrigação. Além das infraestruturas, as famílias contam com visitas periódicas dos técnicos do ministério e participam de capacitações e oficinas, com objetivo de garantir a reinserção e a organização socioeconômica das comunidades.

Comunicação Itinerante
Criada em 2011, a Comunicação Itinerante percorre os 17 municípios da área de influência do projeto: Cabrobó, Salgueiro, Terra Nova, Verdejante, Floresta, Custódia, Betânia e Sertânia, em Pernambuco; Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro, no Ceará; São José de Piranhas, Monte Horebe, Cajazeiras e Monteiro, na Paraíba.

DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Sara Sheyla e Nelson Dantas – 26052017

INTERVIEW

Diretora do Vale dos Dinossauros e agente de viagens destaca visitação as pegadas e ‘convoca’ empresários da região de Sousa e Cajazeiras para alavancar turismo. VÍDEO!

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe a atleta Rebeca Café e as integrantes do Cajá Volley de Cajazeiras

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Maria Vitória e Rodrigo Almeida 19.05.2017