header top bar

section content

Fonte d’água nasce em comunidade do Sertão e agricultor denuncia Prefeitura por abandono – VÍDEO

Agricultor explicou que a fonte começou a brotar após o açude estar seco e tem sido a ‘salvação’ da comunidade

Por Luzia de Sousa

12/11/2016 às 07h20 • atualizado em 12/11/2016 às 15h23

Uma fonte de água resiste aos longos cinco anos de seca no Sertão da Paraíba. O “olho d´água”, como descreveu o agricultou Manoel Hosmindo, dono da gleba de terra no Sítio Poço Redondo, município de Itaporanga, é a única forma de abastecimento das 15 famílias que moram na comunidade.

O agricultor contou a redação do Diário do Sertão, que a fonte resiste a seca, e mesmo o açude Cachoeira dos Alves estar em colapso total há mais de um ano, a água continua a brotar dos rincões do Sertão paraibano.

Manoel explicou que a fonte começou a brotar após o açude estar seco e tem sido a ‘salvação’ da comunidade, pois teria solicitado a prefeitura a perfuração de um poço artesiano na localidade há mais de 10 anos, porém, nunca fora atendido.

Ele relatou que também solicitou a prefeitura a limpeza do local, pois, se trata de um terreno arenoso e há risco de aterrar o local, mas também não foi atendido.

O agricultor informou que acionou o Ministério Público para que a prefeitura realize o serviço e assim, a comunidade não ser penalizada com a falta total de água.

“Só aparece quando o inverno acaba. É um segredo essa fonte. É pouca, mas é o suficiente para o consumo humano e animal”, disse o sertanejo.

.

O outro lado
A reportagem tentou o ouvir o prefeito da cidade, porém, sem êxito, entretanto, fica o espaço aberto para qualquer esclarecimento.

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan