header top bar

section content

Janeiro termina com poucas chuvas na PB e situação de quadra invernosa preocupa população do Sertão

Na região de Uiraúna os reservatórios Capivara e Arrojado continuam em estado crítico, sem água.

Por Diário do Sertão

31/01/2017 às 15h16 • atualizado em 31/01/2017 às 15h18

Chuvas caídas em várias cidades do Sertão são insuficientes

O tempo passa rápido e o mês de janeiro chega ao seu final nessa terça-feira dia 31. Para o sertanejo é considerado o primeiro mês do inverno. Janeiro deste ano, em Uiraúna choveu menos que no ano passado (2016); foi um total de 80,9 milímetros, enquanto que em 2016 choveu 155,7 milímetros no mesmo período.

+ Barragem desagua em açude seco de São José de Piranhas; Cajazeiras registra boa chuva. VÍDEO!

Apesar das boas chuvas caídas neste mês, o fantasma da seca continua assombrando o nordestino. Até agora o volume de chuvas não foi suficiente para recarregar os principais açudes que abastecem a população. Na região de Uiraúna os reservatórios Capivara e Arrojado continuam em estado crítico, sem água.

As últimas chuvas que caíram no Sertão proporcionou um grande alívio, principalmente para a população que mora na zona rural. Estava virando um caos com a falta d’água nessas localidades rurais. Deu para aliviar bastante e aguardar que caia mais chuvas nos próximos dias.

A previsão de chuvas para fevereiro, feita pelos meteorologistas, é boa. Segundo os estudiosos, fevereiro será um mês com chuvas regulares e dentro da média histórica.

ABASTECIMENTO – Segundo informações da Cagepa de Uiraúna, a qualidade da água que resta em Capivara é boa. Com relação a quantidade, a Cagepa informou que o volume atual tem como abastecer Uiraúna até a metade deste ano de 2017. Porém, para que isso seja possível, é preciso que a população economize água, evitando o desperdício desse precioso líquido.

Volumes atuais: Capivara 3,6%; Arrojado 0,2%. Os açudes de médio e pequeno portes estão quase todos vazios.

VEJA OS NÚMEROS DAS CHUVAS EM JANEIRO-2017

CIDADES QUE MAIS CHOVERAM NA REGIÃO DE UIRAÚNA/ALTO SERTÃO:

MÊS DE JANEIRO NA PARAÍBA:

DIÁRIO DO SERTÃO com Cofemac

Recomendado pelo Google: