header top bar

section content

Chuva faz açude voltar a sangrar após 8 anos, mas também causa transtornos no Sertão

Recentemente, um açude situado na região voltou a sangrar, após oito anos de sucessivas reduções no volume.

Por Diário do Sertão

19/03/2017 às 07h25

Comunidade em Santa Gertrudes enfrenta transtornos (Reprodução/TV Correio)

Agricultores de algumas cidades do Sertão da Paraíba tiveram as esperanças renovadas por causa das chuvas que ocorreram nos últimos dias no Sertão. No entanto, por causa de problemas estruturais, a chegada das águas tem provocado transtornos em uma comunidade no distrito Santa Gertrudes, próximo ao município de Patos.

Recentemente, um açude situado na região voltou a sangrar, após oito anos de sucessivas reduções no volume. O problema é que cerca de 60 famílias moram perto do açude e, quando o nível do reservatório aumenta, metade delas fica ilhada. A alternativa é atravessar as águas utilizando canoas, mas nem sempre a estratégia é viável. “Fica muito difícil”, relata o trabalhador rural José Alves.

A Defesa Civil de Patos esteve no local para avaliar a situação. De acordo com o coordenador, Otaviano Ferreira, o Corpo de Bombeiros já está alerta para possíveis ocorrências. “Se alguém precisar de socorro ou até mesmo entrega de mantimentos os bombeiros estarão de prontidão”, garante.

Os alagamentos também prejudicam a outra metade da comunidade. Mesmo sem ficarem ilhados, os moradores precisam fazer um percurso muito maior se precisarem ir até a cidade de Patos. “Quem tem meio de transporte, beleza, mas quem não tem acaba enfrentando as águas”, diz a moradora Maria Aparecida.

O secretário da Infraestrutura de Patos, Antônio Carlos Lito, disse que equipes vão vistoriar a área para elaborar um projeto que solucione os transtornos enfrentados pela comunidade.

Portal Correio

Recomendado pelo Google: