header top bar

section content

Começa sangrar primeiro açude de grande porte no Sertão da Paraíba; Chuvas fizeram manancial captar 100% de água e transbordar. VEJA!

Segundo dados divulgados pela Aesa, o reservatório atingiu sua capacidade máxima que é de 9 milhões 91 mil e 200 metros cúbicos de água

Por Diário do Sertão

17/04/2017 às 18h56 • atualizado em 17/04/2017 às 20h37

Açude da cidade de Diamante, no Sertão da paraíba (Foto: Diamante Online)

Após as precipitações pluviométricas do mês de abril, um açude localizado no Sertão da Paraíba sangrou pela primeira vez este ano. Trata-se do manancial Vazante, localizado na comunidade de Vazante, município de Diamante. O reservatório também é conhecido por “Açude Couro da Vaca”.

Segundo dados divulgados pela Aesa, o reservatório atingiu sua capacidade máxima que é de 9 milhões 91 mil e 200 metros cúbicos de água nesta segunda-feira (17).

Veja mais!

+ Após fortes chuvas, cidade de Cajazeiras amanhece alagada e rio registra primeira enchente deste ano; População comemora ‘novidade’. VÍDEO

+ Município da região de Sousa registra forte chuva e açude recebe recarga d’água; zona rural registrou mais de 100 mm. Veja as fotos e o vídeo!

+ ALEGRIA ALEGRIA: Após sangria de barragem açude da cidade de Cajazeiras recebe primeira grande recarga de água deste ano. VEJA

Já nas chuvas de fevereiro, o manancial teve um aumento de 3,7 metros de altura no nível da água, aumentando a segurança hídrica das cidades de Diamante e Boa Ventura.

Mais
Mais dois principais açudes da região acumularam recargas. Apesar de não ser o suficiente, os açudes de Coremas e Mãe d’Água, receberam juntos mais de 16 milhões de metros cúbicos (m³) de água. Os dois principais açudes do Sertão ainda estão em estado de alerta, pois não passaram da marca de 20% do seu volume total.

Segundo os dados da AESA, o açude de Mãe d’Água estava com 27,1 milhões de m³, e passou a ter a marca de 30,8 milhões de m³, e o açude de Coremas estava com 30,1 milhões de m³ e agora tem 42,7 milhões de m³.

Para o estudioso Rodrigo Cézar Limeira, mesmo com o manancial recebendo água, e devendo aumentar seu volume nos próximos dias, sua recarga não será de boa qualidade, tendo em vista que o consumo mensal do açude, chega a atingir 16 milhões de m³ de água por mês.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: