header top bar

section content

Após liberação de água de açude do Sertão, população se revolta, ânimos ficam exaltados e há confronto com a Polícia. VÍDEO!

Uma manifestante reclamou que a PM estaria usando spray de pimenta para dispersar os protestantes. Confira tudo o que ocorreu na cidade do Sertão nesta quarta

Por Diário do Sertão

19/04/2017 às 18h30 • atualizado em 20/04/2017 às 07h04

Mesmo com pouca água para a capacidade do Açude de Coremas, no Sertão da Paraíba, atualmente com uma recarga de 6,38 metros de água de lâmina, o que representa um volume de 45.817.344 milhões de metros cúbicos de água, 7,7% da capacidade máxima, segundo dados da Aesa desta quarta-feira (19), a Agência Nacional das Águas (ANA) autorizou a abertura de uma comporta.

+ Chuva recarrega principais açudes no Sertão, mas volume ainda preocupa; previsão diz que nos próximos dias o volume poderá aumentar

A liberação ocorreu nessa terça-feira (18), segundo o secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Coremas, José Albertino, mas quando a população tomou conhecimento se iniciou a organização de protestos para tentar impedir que o pouco líquido que o reservatório acumulou se vá.

A liberação da água no Rio Turbina do Açude Estevão Marinho, no município de Coremas começou com a abertura da válvula dispersora da Unidade Geradora 02 da Usina com vazão para o Rio Piancó de 500 litros por seguindo.

Segundo José Albertino, assim que aumentar a vazão na estação fluviométrica Pau Ferrado, situada aproximadamente 8 km a jusante da barragem do reservatório Coremas, será programada a interrupção da descarga do reservatório Mãe D’Água para o Rio Aguiar.

A população se revoltou com a medida e invadiu nesta quarta-feira, a usina de Coremas em protesto pela liberação da água. A Polícia Militar foi acionada e os ânimos se exaltaram no local. Uma manifestante reclamou que a PM estaria usando spray de pimenta para dispersar os protestantes.

Aos gritos os manifestantes entoaram o grito:”Fecha, fecha”, fazendo referência ao fechamento da comporta, para que a água não seja retirada para outras regiões.

A redação tentou entrar em contato com a ANA e com a Polícia Militar, porém, sem êxito, mas fica aberto o espaço caso queiram se pronunciar sobre o ocorrido.

.

DIÁRIO DO SERTÃO com vídeo das redes sociais

Recomendado pelo Google: