header top bar

section content

População do Sertão relata que tem que ficar acordada até três da madrugada para mendigar água nas ruas: “Ninguém dorme” VÍDEO!

Nossa equipe conversou com os moradores para saber como eles estão se virando para encarar os efeitos da estiagem prolongada

Por

02/12/2015 às 18h50

Açudes praticamente secos, sem condições de abastecerem as cidades; grande parte da vegetação morta, formando uma imagem cáustica de pedras e chão rachado; o trabalho na roça e a criação de animais comprometidos; torneiras vazias e um olhar muitas vezes triste no semblante do povo, mas que só não é de total desalento por causa da fé, marca do sertanejo.

Foi esse quadro que a equipe da TV Diário do Sertão constatou ao visitar algumas cidades do Vale do Piancó, região que fica no sertão do estado e que está sofrendo com uma das piores secas dos últimos anos.

Veja também:

Sem água, população tem medo de colapso e afirma nunca ter visto situação como essa; Padre cobra melhorias e diz que região tem "sangue derramado e violência no trânsito"'

Com quase 20 mil habitantes a cidade de Conceição, no Vale do Piancó, sofre com a falta d’água nas torneiras há cerca de um ano. O principal açude do município, o Serra Vermelha I, está com apenas 10,4% da sua capacidade (dados do AESA), volume este nunca antes alcançado na história do manancial.

Segundo Pedro Dionísio, morador do bairro do Mutirão, a sorte é uma caixa instalada pelo governo do Estado que vem ajudando as famílias que moram na localidade. Ele relatou que em muitas às vezes tem que fica acordado até a madrugada para pegar água. 

Já Maria de Lurdes disse a reportagem da TV Diário do Sertão que pediu a CAGEPA para cortar o fornecimento da água de sua casa, porque estava pagando algo que não tinha. 

“Cheguei lá e disse: a culpa é de vocês, nós estamos arrodeado de água e mandei cortar”.

Outra que falou a reportagem foi a senhora Sebastiana Diniz, ela disse que fica acordada até três da manhã para conseguir pegar água do lado de fora de sua casa. 

"A sorte é a caixa d'água. Se não fosse a caixa o povo já tinha morrido de sede, nem cozinhava e nem tomava banho. A gente se levanta uma hora da madrugada, três horas, e tem dia que você acorda de madrugada e não tem nada, os canos estão todos secos", relata dona Sebastiana Diniz.

Dados:
Conceição fica a 424 km da Capital João Pessoa e é uma das principais cidades do Vale do Piancó.

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan