header top bar

section content

População do Sertão relata que tem que ficar acordada até três da madrugada para mendigar água nas ruas: “Ninguém dorme” VÍDEO!

Nossa equipe conversou com os moradores para saber como eles estão se virando para encarar os efeitos da estiagem prolongada

Por

02/12/2015 às 18h50

Açudes praticamente secos, sem condições de abastecerem as cidades; grande parte da vegetação morta, formando uma imagem cáustica de pedras e chão rachado; o trabalho na roça e a criação de animais comprometidos; torneiras vazias e um olhar muitas vezes triste no semblante do povo, mas que só não é de total desalento por causa da fé, marca do sertanejo.

Foi esse quadro que a equipe da TV Diário do Sertão constatou ao visitar algumas cidades do Vale do Piancó, região que fica no sertão do estado e que está sofrendo com uma das piores secas dos últimos anos.

Veja também:

?Sem água, população tem medo de colapso e afirma nunca ter visto situação como essa; Padre cobra melhorias e diz que região tem "sangue derramado e violência no trânsito"'

Com quase 20 mil habitantes a cidade de Conceição, no Vale do Piancó, sofre com a falta d’água nas torneiras há cerca de um ano. O principal açude do município, o Serra Vermelha I, está com apenas 10,4% da sua capacidade (dados do AESA), volume este nunca antes alcançado na história do manancial.

Segundo Pedro Dionísio, morador do bairro do Mutirão, a sorte é uma caixa instalada pelo governo do Estado que vem ajudando as famílias que moram na localidade. Ele relatou que em muitas às vezes tem que fica acordado até a madrugada para pegar água. 

Já Maria de Lurdes disse a reportagem da TV Diário do Sertão que pediu a CAGEPA para cortar o fornecimento da água de sua casa, porque estava pagando algo que não tinha. 

“Cheguei lá e disse: a culpa é de vocês, nós estamos arrodeado de água e mandei cortar”.

Outra que falou a reportagem foi a senhora Sebastiana Diniz, ela disse que fica acordada até três da manhã para conseguir pegar água do lado de fora de sua casa. 

"A sorte é a caixa d'água. Se não fosse a caixa o povo já tinha morrido de sede, nem cozinhava e nem tomava banho. A gente se levanta uma hora da madrugada, três horas, e tem dia que você acorda de madrugada e não tem nada, os canos estão todos secos", relata dona Sebastiana Diniz.

Dados:
Conceição fica a 424 km da Capital João Pessoa e é uma das principais cidades do Vale do Piancó.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: