header top bar

section content

Ministro visita transposição em São José de Piranhas e garante que Boqueirão receberá águas do São Francisco

O ministro deu um prazo para a conclusão das obras da transposição e disse que a água, obrigatoriamente irá para Boqueirão.

Por

25/09/2015 às 20h01

Nesta sexta-feira (25), o deputado estadual Jeová Campos (PSB), o senador Raimundo Lira (PMDB) e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, além de várias autoridades, estiveram supervisionando as obras do eixo norte da transposição do Rio São Francisco, localizado no município de São José de Piranhas.

Na ocasião, o ministro garantiu que será feito um canal de seis quilômetros entre a barragem de Caiçara e o açude de Engenheiro Ávidos para que o açude que abastece Cajazeiras também receba água da transposição. “Vai sair obrigatoriamente, tem a reserva do recurso”, disse.

Occhi disse ainda que, é triste olhar para o açude e vê-lo com apenas 8% de sua reserva. “A salvação dele é a transposição e isso nós garantimos”, disse. 

O senador Raimundo Lira destacou a importância da obra para o semiárido nordestino e que irá assegurar água para a região que vem sofrendo com a seca. “Fiz questão de que o ponto mais importante da visita fosse em São José de Piranhas. Sobrevoamos a barragem de Engenheiro Ávidos e garanto que ela será reformada e receberá água da transposição”, garantiu o senador.

Transposição
As obras na região de Cajazeiras estão praticamente prontas, e fazem parte da Meta 3N, que é composta da construção de dois túneis: o Cuncas I, o maior da América Latina para transporte de água, com 15 quilômetros de extensão; e o Cuncas II, com quatro quilômetros de comprimento. 

O prefeito Domingos Neto destacou o desenvolvimento que a obra trará para a cidade de São José de Piranhas e região. “Podemos ver a afirmação segura no sentido de que a obra será concluída no máximo em 2017 e fico feliz pois com a chegada dessa água a população ficará tranquila”, disse.

Para o deputado estadual Jeová Campos, a obra é a realização de um sonho de todos os nordestinos. “Essa é a maior obra do século e temos que cuidar bem desse presente”, disse. Jeová acrescentou que deve ser feita uma reforma na parede de Boqueirão para que haja segurança na hora de receber a água da transposição, prometida pelo ministro Occhi.

 ?

O ministro da Integração disse que os recursos estão assegurados para a conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco. “Essa é uma decisão da presidenta Dilma. Estamos trabalhando para que no final de 2016 temos a obra entregue”, disse. Occhi garantiu ainda que, não tem faltado recursos para abastecimento através de carros-pipa e para a transposição do Rio São Francisco. 

DIÁRIO DO SERTÃO 

Tags:
Recomendado pelo Google: