header top bar

section content

Moradores de zona rural carregam água em lombo de jumento; vereador cobra de prefeito

Segundo o vereador, os canos estão soterrados, mas, á água só chega nas casas através de baldes e ancoretas nos jumentos.

Por

17/07/2015 às 17h16

A reportagem da TV Diário do Sertão visitou a zona rural do município de São José de Caiana, no Vale do Piancó, mais precisamente as comunidades dos sítios Umbuzeiro, Torquato, Lagoa e Serra Grande para mostrar a falta de água nas residências dos moradores daquela localidade.

 

O fato é que, desde 2010 foi assinado um convênio de abastecimento de água dessas casas, porém, o problema continua. Inclusive, existe um documento, assinado pelo prefeito José Walter Marinho Marsciano Júnior (PMDB) e enviado à Funasa afirmando que as obras estavam em andamento, entretanto, as residências continuam sem água.

De acordo com o vereador Antônio Francisco, conhecido como Simaro de Tico Felino (PTN), o município de São José de Caiana está esquecido. Segundo o parlamentar mirim, os canos estão soterrados, mas, á agua só chega nas casas através de baldes e ancoretas nos jumentos. 

As imagens da reportagem mostram também uma grande caixa de água no sítio Umbuzeiro, porém, os moradores continuam sofrendo com a escassez do líquido precioso.

“Temos cobrado diuturnamente, mas, não obtivemos resposta do prefeito, nem da bancada de situação”, disse o vereador Simaro. 

O agricultor Severino Alves, morador do sítio Umbuzeiro confirmou que sua residência não possui água encanada. “A água chega até nós uma vez por semana, através de caminhões pipia”, disse.

Já a dona de casa Maria de Fátima disse que, pega água em uma cisterna. “Graças a Deus existe esse programa das cisternas, pois, é só de onde vem água”, relatou.

Além da falta de água, a reportagem da TVDS flagrou as más condições das estradas vicinais que dificultam o trânsito da população.

O outro lado
Procurado pela reportagem, o prefeito do municipio não foi encontrado para dar sua versão. 

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan