header top bar

section content

Jeová visita obras da transposição no sertão e constata avanços desde a visita da Frente Parlamentar da Água

No dia 20 de março, Jeová e outros deputados paraibanos visitaram esse mesmo canteiro de obra.

Por

07/07/2015 às 16h01

Água deve chegar a Boqueirão até dezembro

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB, Jeová Campos, ficou entusiasmado com o andamento das obras do Lote 7 da transposição do Rio São Francisco. O parlamentar aproveitou o adiamento do reinicio dos trabalhos na ALPB de hoje (06) para o próximo dia 13, e na manhã desta segunda-feira (06), foi verificar in loco como está o andamento das obras. No dia 20 de março, Jeová e outros deputados paraibanos visitaram esse mesmo canteiro de obra.

“Fiquei entusiasmado porque constatei que mais de 80% da obra já está executada e que, de fato, como nos assegurou o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, os recursos para conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco estão assegurados. Muita coisa mudou aqui desde que a Frente Parlamentar da Água visitou esse canteiro de obras em março último”, afirmou Jeová, que durante a visita foi acompanhado por engenheiros da construtora Queiroz Galvão, responsável pelas obras dos lotes 7, na Paraíba, e 6, no CE.

A luta agora, segundo Jeová, é buscar viabilizar a obra do canal que fará a integração do município de Cajazeiras a barragem de Engenheiro Ávidos.  “Sem esse trecho, de apenas 13 km, será impossível a água da transposição chegar até Cajazeiras”, afirma o deputado, lembrando que essa obra não está contemplada no projeto inicial da transposição.

As obras da transposição no Lote 7 inicia no túnel Cuncas 1 que tem um canal de cerca de 3 km que deságua na primeira barragem que é o reservatório de Morros. De lá, tem outro canal de cerca de 3 km deságua no reservatório da Barragem de Boa Vista. Da barragem de Boa Vista existe um canal de transição que joga água dentro do túnel Cuncas 2, a partir do qual a água vai para o reservatório de Caiçara. O Lote 6, que fica no Ceará, compreende cerca de 20 km de canais,  diversas pontes e passarelas.  Os dois lotes juntos totalizam uma obra orçada em R$ 650 milhões, sendo 50% para cada lote. As obras integram o eixo norte do canal da transposição das águas, que começa na cidade de Mauriti (CE) e termina em São José de Piranhas (PB). Ambas tem previsão para estarem concluídas até novembro deste ano.

Assessoria

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!