header top bar

section content

Vereador de CZ tenta impedir que Banco do Nordeste tome terras de agricultores por causa de dívidas. Veja!

De acordo com ele, o BNB ameaça tomar as terras dos agricultores caso eles não paguem as dívidas feitas através de empréstimos. Assista vídeo!

Por

09/06/2015 às 17h01

Preocupado com a situação dos produtores rurais do município de Cajazeiras, que correm o risco de perderem suas terras por causa de empréstimos junto ao Banco do Nordeste, o vereador Lindberg Lira (PTB) recorreu à bancada paraibana de parlamentares em Brasília e está mobilizando a Câmara Municipal para dialogar com o presidente da instituição.

De acordo com Lindberg Lira, o Banco do Nordeste ameaça tomar as terras dos agricultores caso eles não paguem as dívidas feitas através de empréstimos. O vereador classificou de “insensatez monstruosa” essa medida, já que os agricultores estão sendo vítimas de uma longa e forte estiagem e, por isso, não tiveram condições de cultivar alimentos e criar animais para terem retorno financeiro.

“É uma insensatez monstruosa o que o Banco do Nordeste está fazendo com nossos agricultores. Como eles irão pagar suas dívidas sem ter chuva para a produção, para a criação dos seus animais?”, questionou o parlamentar mirim.

Após recorrer a colegas parlamentares em Brasília, LindBerg poderá liderar uma comissão da Câmara Municipal em uma possível audiência com o presidente do BNB. A intenção é convencê-lo a refinanciar ou até mesmo anistiar as dívidas.

“Não podemos aceitar isso, e esta casa tem que fazer um levante para que toda a região veja que o que o Banco do Nordeste está fazendo é um massacre com nossos agricultores: sem comida e agora sem casa”, enfatizou o vereador.

Lindberg saiu em defesa do Município e do Estado, afirmando que eles estão fazendo o que podem, de acordo com suas condições, para não deixarem o homem do campo totalmente desamparado. Porém, a escassez nos repasses do Governo Federal dificulta a ajuda.

“Eu vejo que o município, de acordo com a possibilidade financeira que tem, vem ajudando a zona rural. Mas, infelizmente, a prefeita não pode fazer tudo que quer em virtude de recursos. Mas ela não abandonou a zona rural. O governo federal, que é o detentor do maior orçamento, deveria repassar mais, como faz em outros estados quando acontece calamidades públicas.”

DIÁRIO DO SERTÃO com Parlamento CZ

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan