header top bar

section content

Dr. Oscar fala do vírus HPV e da vacina que previne Câncer

Segundo dr. Oscar a grande parte dos cânceres de colo do útero são por causa das doenças que os maridos trouxeram

Por

13/05/2015 às 17h13

Dr. Oscar Sobral fala ao café conectado sobre o HPV e o câncer de colo do útero

O médico Oscar Sobral falou na terça-feira (12) ao programa Café Conectado da TVDS sobre o câncer do colo do útero e o HPV (papilomavírus humano), formas de prevenção, patologia e tratamento.

VACINA CONTRA O HPV
O Ministério da Saúde iniciou em 10 de março a vacinação contra o HPV, principal causador do câncer de colo de útero. Meninas de 11 anos a 13 anos devem ser imunizadas em três momentos distintos, sendo a segunda dose aplicada depois de seis meses, e última, cinco anos após a primeira. Em 2015, a vacina passou a ser oferecida para meninas de 9 a 11 anos.

O médico lembrou que a imunização é uma ferramenta de prevenção, e que, após o início da vida sexual, a menina deve se submeter também ao exame conhecido como papanicolau, orientou que o exame citológico preventivo deve ser realizado anualmente, mesmo quando não apresentar malignidade nos resultados anteriores. 

A vacina protege dos subtipos 16 e 18 do HPV, mas não de todos os subtipos do vírus nem das demais doenças sexualmente transmissíveis (DST). Por isso, dr. Oscar recomendou o uso do preservativo nas relações.

SAÚDE DO HOMEM
"O homem é péssimo para procurar exames preventivos; são pouquíssimos os que procuram o urologista para fazer uma peniscopia", alertou dr. Oscar. Segundo o médico existe uma cultura machista que atrapalha esse processo, de só procurarem os serviços de saúde quando estão sintomáticos e incomodando-os.

Um outro alerta é dado pelo ginecologista: "a grande maioria das doenças sexualmente transmissíveis (DST) são passadas por homens, a grande parte dos cânceres de colo do útero que vimos em mulheres casadas foram seus maridos que trouxeram a DST para dentro de casa."

Acompanhe a entrevista do ginecologista Oscar Sobral dada ao programa Café Conectado (ao vivo nas terças às 9:00 hs) sobre HPV e sua relação com o câncer de colo de útero:

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: