header top bar

section content

Dr. Oscar fala do vírus HPV e da vacina que previne Câncer

Segundo dr. Oscar a grande parte dos cânceres de colo do útero são por causa das doenças que os maridos trouxeram

Por

13/05/2015 às 17h13

Dr. Oscar Sobral fala ao café conectado sobre o HPV e o câncer de colo do útero

O médico Oscar Sobral falou na terça-feira (12) ao programa Café Conectado da TVDS sobre o câncer do colo do útero e o HPV (papilomavírus humano), formas de prevenção, patologia e tratamento.

VACINA CONTRA O HPV
O Ministério da Saúde iniciou em 10 de março a vacinação contra o HPV, principal causador do câncer de colo de útero. Meninas de 11 anos a 13 anos devem ser imunizadas em três momentos distintos, sendo a segunda dose aplicada depois de seis meses, e última, cinco anos após a primeira. Em 2015, a vacina passou a ser oferecida para meninas de 9 a 11 anos.

O médico lembrou que a imunização é uma ferramenta de prevenção, e que, após o início da vida sexual, a menina deve se submeter também ao exame conhecido como papanicolau, orientou que o exame citológico preventivo deve ser realizado anualmente, mesmo quando não apresentar malignidade nos resultados anteriores. 

A vacina protege dos subtipos 16 e 18 do HPV, mas não de todos os subtipos do vírus nem das demais doenças sexualmente transmissíveis (DST). Por isso, dr. Oscar recomendou o uso do preservativo nas relações.

SAÚDE DO HOMEM
"O homem é péssimo para procurar exames preventivos; são pouquíssimos os que procuram o urologista para fazer uma peniscopia", alertou dr. Oscar. Segundo o médico existe uma cultura machista que atrapalha esse processo, de só procurarem os serviços de saúde quando estão sintomáticos e incomodando-os.

Um outro alerta é dado pelo ginecologista: "a grande maioria das doenças sexualmente transmissíveis (DST) são passadas por homens, a grande parte dos cânceres de colo do útero que vimos em mulheres casadas foram seus maridos que trouxeram a DST para dentro de casa."

Acompanhe a entrevista do ginecologista Oscar Sobral dada ao programa Café Conectado (ao vivo nas terças às 9:00 hs) sobre HPV e sua relação com o câncer de colo de útero:

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan