header top bar

section content

Engenheiro denuncia doação de água do Sertão para outro estado, culpa Cagepa e população pela escassez

O engenheiro revelou que, a seca não é causadora da escassez de água. As atividades humanas são responsáveis pelo caos social. Confira tudo aqui!

Por

04/05/2015 às 17h01

Açude de São Gonçalo com baixo volume de água

O engenheiro Francisco Antônio Braga Rolim disse nesta segunda-feira (04) que a escassez de água no Sertão da Paraíba neste ano é a maior de todos os tempos. Estudioso, Braga revelou que, a seca não pode ser considerada a causadora da escassez de água. Para ele, as atividades humanas são as principais responsáveis pelo caos social.

Braga citou o caso da região de Cajazeiras, Vale do Piancó e destacou a região de Sousa que vem sendo castigada pela falta de água. O engenheiro explicou que a seca é um fenômeno natural que sempre vai acontecer e, por isso, a população tem obrigação de estar preparada.

Para Braga, ações paliativas como abastecimento de carros-pipa, não vão adiantar. O engenheiro aproveitou para citar as principais razões da falta de água, entre elas estão a aplicação inadequada de irrigação, o desmatamento que castiga o solo, o desperdício de água e a má gestão do recurso hídrico.

O engenheiro cita como caso de investigação, a liberação de seis mil litros por segundo de água, que é retirado dos açudes Coremas/Mãe D’água e “doado” para o Rio Grande do Norte, com fins de irrigação.

“É água de qualidade e volume suficiente para encher completamente, o Açude de São Gonçalo em prazo de 86 dias e mais 2 horas. Também é água suficiente para abastecer oito vezes os municípios de Sousa e Cajazeiras”, revelou Braga. 

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan