header top bar

section content

Lira quer incluir Vale do Piancó na transposição do São Francisco e confirma audiência com ministro da Integração

Durante a reunião, Lira explicou que ficou determinado que os parlamentares também irão incluir o Vale do Piancó, na Paraíba, no projeto de transposição do São Francisco.

Por

30/04/2015 às 14h00

Senador Raimundo Lira

O presidente da Comissão Externa do Senado que acompanha as obras de transposição de águas do Rio São Francisco, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), afirmou que a segunda reunião da comissão, realizada ontem (29), foi marcada pela aprovação de plano de trabalho, que aborda temas como a normalização do fluxo das águas, a segurança dos solos, a viabilidade do cronograma, o bem estar social do cidadão e a preservação dos ecossistemas.
 
Durante a reunião, Lira explicou que ficou determinado que os parlamentares também irão incluir o Vale do Piancó, na Paraíba, no projeto de transposição do São Francisco. O senador paraibano afirma que a Paraíba, que já tem dois eixos de acesso ao São Francisco, pleiteia uma terceira entrada para beneficiar todos os municípios do estado, de modo a evitar que falte água em qualquer época do ano.
 
O objetivo da comissão é acompanhar todos os atos que fazem referência às obras do Rio São Francisco. Ela é uma continuação de outra comissão, encerrada ao final do ano passado, que, por dois anos, identificou os principais problemas nas obras e propôs soluções para acelerar o andamento do projeto. Implantada pela primeira vez no exercício parlamentar de 2014, ela tinha como presidente o ex-senador paraibano e hoje Ministro do Tribunal de Contas da União – TCU Vital do Rêgo Filho.
 
Comissão vai ouvir Ministro da Integração – Também foi decidido na reunião de ontem, pelo presidente do colegiado, que a primeira audiência pública da comissão será com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para informar sobre o andamento das obras de transposição. O encontro ainda não tem data marcada.
 
A transposição de águas do Rio são Francisco é o maior programa de segurança hídrica da Região Nordeste. De acordo com Raimundo Lira, a vida do nordestino nunca mais será a mesma depois que as águas captadas do Rio São Francisco estiverem escoando pelos canais construídos. “Daí o justificado entusiasmo de todos os que lutam para que essa obra monumental seja concluída”, disse o senador Lira.
 
Ele lembrou a importância da obra para o semiárido nordestino, pois, na sua opinião, vai levar água para consumo humano e animal e para ações que vão alavancar o desenvolvimento sócio econômico do Nordeste, beneficiando diretamente 390 municípios. Quando estiver pronta, confirma Raimundo Lira, a transposição vai beneficiar mais de 12 milhões de nordestinos, espalhados pelos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.

Assessoria

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan