header top bar

section content

Chuvas de março: Açude Boqueirão em CZ apanha 4 milhões de metros cúbicos de água

Mesmo assim, a situação é preocupante, levando em consideração que todo mês, um milhão e trezentos mil metros cúbicos são gastos com o abastecimento da cidade

Por

05/04/2015 às 13h23

Açude de Boqueirão recebeu muita água

O açude de Boqueirão de Piranhas (Engenheiro Ávidos), na cidade de Cajazeiras tomou muita água durante o mês de março: 4 milhões 119 mil metros cúbicos. No dia 1º de março o manancial estava 23 milhões e 807 mil e terminou o mês no dia 31 com 26 milhões e 626 mil metros cúbicos de água. Esse volume atual representa 10,4% de sua capacidade.

Somando o volume da água consumida pela população de Cajazeiras, que segundo o diretor regional da CAGEPA, Cleudismar Alexandre Maciel (Neném da CAGEPA) é de 600 mil metros por mês, mais a evaporação que é de 700 mil, que dará 1 milhão e 300 mil metros cúbicos, chega-se ao total de 4 milhões 119 mil metros cúbicos de água que entrou no açude de Boqueirão, que tem capacidade para 255 milhões de metros cúbicos.

As chuvas nesse mês de março vieram pelo sul, beneficiando o manancial. Nesse mês de Março, portanto, ainda ficou um saldo de 2.819 mil metros cúbicos de água. Mesmo assim, a situação é preocupante, levando em consideração que todo mês, um milhão e trezentos mil metros cúbicos são gastos com o abastecimento da cidade de Cajazeiras e a evaporação. Ano passado as comportas foram fechadas por determinação da Agência Nacional das Águas (ANA) para irrigação.

Os proprietários e pequenos produtores que ficam as margens dos rios Piranhas e Peixe voltaram a ter água, principalmente neste mês de março, tendo em vista que esses rios tomaram água. Alguns pequenos proprietários estavam cavando cacimbas no leito do rio e perfurando poços para garantir o consumo animal e aguar pequenas plantações.

O açude Lagoa do Arroz que tem capacidade para 80 milhões 220 mil metros cúbicos, fechou o mês de março com 8 milhões, 200 mil e 945 metros cúbicos de água, representando 10,2% da sua capacidade total.

DIÁRIO DO SERTÃO com Gazeta do Alto Piranhas

Tags:
Recomendado pelo Google: