header top bar

section content

Ações do Governo do Estado chegam a Poço Dantas durante Jornada de Inclusão Produtiva

A Jornada de Inclusão Produtiva é um projeto que busca o desenvolvimento da agricultura familiar na Paraíba.

Por

03/05/2014 às 10h40

Ação do Estado chega a Poço Dantas

O Governo do Estado realizou nesta semana em Poço Dantas, no Sertão paraibano, a Jornada de Inclusão Produtiva, no Centro de Turismo e Comercialização. Segundo o coordenador regional da Emater em Sousa, Francisco de Assis de Bernardino, o público presente ao evento, na maioria agricultores familiares e representantes de setores agropecuário do município e região, tomou conhecimento das políticas públicas disponíveis.

A Jornada de Inclusão Produtiva é um projeto que busca o desenvolvimento da agricultura familiar na Paraíba. Serão realizados 238 eventos, buscando melhorar a vida de famílias agricultoras, por meio de ações de capacitação e créditos rurais.

O município de Poço Dantas localiza-se na microrregião de Cajazeiras, possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,525, com renda per capita é de R$ 140,00. A população de Poço Dantas, estimada pelo IBGE é de 3.788 habitantes, sendo que 18,73% residem na zona urbana e 81,27% reside na zona rural, com isso o município de Poço Dantas é predominantemente do campo.

O município conta com uma Feira da Agricultura Familiar que todas as sextas-feiras comercializa produtos como: verduras, legumes, frutas, carne suínas, bovinas, caprina, ovina, galinha, ovos, polpa de frutas e outros. Conta ainda com um Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Municipal, beneficiando mais de 60 agricultores familiares que vendem sua produção, atendendo a as famílias que vivem em insegurança alimentar, informou o gerente local da Emater Paraíba, Fábio Pereira.

O prefeito Dedé de Candido, que fez a abertura oficial do evento, comentou que todos acreditam que é possível implantar políticas públicas voltadas aos que moram no campo e assim dar mais qualidade de vida. “A Emater e a prefeitura municipal vêm executando uma boa parceria e poderá avançar ainda mais”, disse.

Durante todo o dia, os técnicos da Emater atenderam às demandas dos agricultores e à população em geral com a distribuição de mudas frutíferas, demonstrações práticas de silagem e fenação, elaboração de projetos de crédito diversos, orientação sobre comercialização e outras ações.

Também estiveram presentes a este evento representantes do Banco do Nordeste com o Agroamigo, Câmara de Vereadores, Secretaria de Ação Social, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Saúde, STTR, Sindicato de Produtores Rurais, CMDRS e Associações.

Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: