header top bar

section content

Governo desenvolve tratamento fitoterápico para combater verminoses em caprinos

Os fitoterápicos são adicionados aos insumos que servem para a confecção dos blocos.

Por

31/03/2014 às 15h26

Governo tenta combater verminoses em caprinos

O controle de parasitas em caprinos é uma das principais dificuldades enfrentadas pelos criadores. Os tratamentos que são eficazes para combater os vermes são caros, podem fazer com que o animal adquira resistência ao produto e interferir na qualidade da carne. Com o intuito de oferecer uma medicação alternativa para combater as verminoses, o Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), desenvolve um tratamento fitoterápico, utilizando o alho e o neem inseridos nos blocos multinutricionais utilizados na alimentação do rebanho.

Os fitoterápicos são adicionados aos insumos que servem para a confecção dos blocos. Isso possibilitará que o animal, além de ter uma boa nutrição, se previna contra os parasitas.

A fitoterapia é o tratamento ou a prevenção de doenças que aproveita plantas, buscando curar males de maneira não agressiva, pois estimula as defesas naturais do organismo. O uso de produtos fitoterápicos apresenta várias vantagens, entre eles o baixo custo, e efeitos colaterais reduzidos.

De acordo com a coordenadora do projeto e pesquisadora da Emepa, Maria das Graças Gomes Cunha, a pesquisa faz parte de um dos vários experimentos que estão sendo feitos com os blocos multinutricionais. A primeira etapa do tratamento foi dividida em três fases, durou 70 dias e foi realizada durante o período seca, com cerca de 40 animais. Para ser feita uma análise do tratamento, uma parte dos blocos continha neem, outra alho e a última parte não tinha nenhum fitoterápico.

Com o intuito de fazer um comparativo da ação desses anti-helmínticos em caprinos, a segunda etapa será realizada durante o período chuvoso já que, no verão, a tendência dos animais é ter uma carga menor de verminoses do que no inverno.

Os caprinos podem ser contaminados através de outros animais ou até mesmo da pastagem, caso os pastos estiverem infectados por as larvas que contenham parasitas. Os animais que são infectados por verminoses têm diversos problemas, principalmente anemia, atraso no crescimento, falta de apetite e alteração no ciclo produtivo e reprodutivo.

Inicialmente, o uso de fitoterápicos aplicado aos blocos multinutricionais mostrou resultados eficientes, apresentando uma diminuição das verminoses em caprinos. Nas pesquisas, custeadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), também serão testadas como fitoterápicos a batata de purga, o melão de São Caetano e a semente de jerimum. Existem diversas plantas com ação fitoterápicas. Porém, foram escolhidas, para serem avaliadas nas pesquisas, plantas comuns na região Nordeste.

Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: