header top bar

section content

Vital atua junto ao DNIT e ao IPHAN para garantir conclusão de pavimentação da BR 434

Nesta segunda-feira (10) moradores da região fizeram uma manifestação exigindo a continuidade das obras, que estão paralisadas.

Por

11/02/2014 às 16h47

Senador Vitalzinho luta por BR 434

O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) manteve contato com a direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT com o objetivo de garantir a continuidade da pavimentação da rodovia BR 434, que liga as cidades de Uiraúna, Poço Dantas, Bernardino Batista e Joca Claudino. Nesta segunda-feira (10) moradores da região fizeram uma manifestação exigindo a continuidade das obras, que estão paralisadas.

Em contato com o DNIT, o Senador Vital constatou que a obra foi embargada por determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. O órgão determinou a suspensão da pavimentação no trecho, que compreende apenas 18 km, em nome da preservação do patrimônio histórico, alegando existir, na localidade, indícios da existência de sinais de animais pré-históricos.

De posse da informação, Vital solicitou ao seu gabinete o agendamento de uma reunião com a direção do Iphan, com o objetivo de resolver o impasse e garantir a continuidade da obra. "As primeiras informações de que dispomos dão conta de que existe até mesmo uma verba de R$ 3 milhões, liberada para o Iphan construir um sítio arqueológico no local", disse.

Vital enfatizou que não é de seu interesse prejudicar o trabalho de preservação do patrimônio histórico do País. Por outro lado, ele afirmou que a população não pode ser penalizada, como está ocorrendo hoje, em virtude da paralisação da obra. "Se por um lado existe a importância de se preservar um patrimônio, por outro existe, também, a necessidade da população em ter a BR pavimentada", destacou ele.

Ele lembrou que a obra já foi suspensa há aproximadamente um ano e meio e, neste período, a população tem sido penalizada. A manifestação dos moradores das quatro cidades ocorreu na BR 405 e foi organizada pelo Padre Mendes. "Faz cinco anos que a obra foi iniciada e já foi paralisada três vezes", lembrou o pároco.

Assessoria

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan