header top bar

section content

IBGE visita Sertão para verificar divisão geográfica de distrito de Poço Dantas

O fato se deu na ocasião por que a orientação do IBGE era pelo Sistema de posicionamento global (GPS) onde parte do município “pertencia” a outros estados

Por

26/12/2013 às 15h46

Uma equipe formada por representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Assembleia Legislativa do Ceará esteve presente no último dia 20 de dezembro na divisa interestadual (Paraíba/Ceará), mais precisamente no Distrito de Tanques, dando o primeiro passo para sanar o problema que surgiu no último Censo Demográfico feito em 2010.

A questão se deu por que no último Censo Demográfico feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Distrito de Tanques, que atualmente é o mais populoso do município, teve cerca de 50% de seu território recenseado pelos recenseadores do estado do Ceará. O fato se deu na ocasião por que a orientação do IBGE era pelo Sistema de posicionamento global (GPS) onde parte do município “pertencia” a outros estados (Ceará e Rio Grande do Norte) e outros municípios (Uiraúna e Joca Claudino).

Na ocasião, foi feito um trabalho de georreferenciamento corrigindo por meio de GPS a divisa territorial e novamente deixando em território municipal a parte que sempre pertenceu ao município.

Segundo o representante da Assembleia Legislativa do Ceará, o Presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios, Luiz Carlos Mourão Maia, após o trabalho de campo feito no Distrito de Tanques, será feito um relatório e entregue as Unidades estaduais do IBGE nos estados da Paraíba e do Ceará para que sejam tomas as devidas providências. Luis Carlos afirmou que o trabalho técnico está terminado só restando apenas à vontade política entre os dois estados para que o impasse seja resolvido.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe os organizadores do 1º Eco pedal e o garoto prodígio do futebol Luiz Felipe