header top bar

section content

IBGE visita Sertão para verificar divisão geográfica de distrito de Poço Dantas

O fato se deu na ocasião por que a orientação do IBGE era pelo Sistema de posicionamento global (GPS) onde parte do município “pertencia” a outros estados

Por

26/12/2013 às 15h46

Uma equipe formada por representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Assembleia Legislativa do Ceará esteve presente no último dia 20 de dezembro na divisa interestadual (Paraíba/Ceará), mais precisamente no Distrito de Tanques, dando o primeiro passo para sanar o problema que surgiu no último Censo Demográfico feito em 2010.

A questão se deu por que no último Censo Demográfico feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Distrito de Tanques, que atualmente é o mais populoso do município, teve cerca de 50% de seu território recenseado pelos recenseadores do estado do Ceará. O fato se deu na ocasião por que a orientação do IBGE era pelo Sistema de posicionamento global (GPS) onde parte do município “pertencia” a outros estados (Ceará e Rio Grande do Norte) e outros municípios (Uiraúna e Joca Claudino).

Na ocasião, foi feito um trabalho de georreferenciamento corrigindo por meio de GPS a divisa territorial e novamente deixando em território municipal a parte que sempre pertenceu ao município.

Segundo o representante da Assembleia Legislativa do Ceará, o Presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios, Luiz Carlos Mourão Maia, após o trabalho de campo feito no Distrito de Tanques, será feito um relatório e entregue as Unidades estaduais do IBGE nos estados da Paraíba e do Ceará para que sejam tomas as devidas providências. Luis Carlos afirmou que o trabalho técnico está terminado só restando apenas à vontade política entre os dois estados para que o impasse seja resolvido.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: